Escola Judiciária Eleitoral do Amapá capacita alunos em Cidadania Ativa

Mais de 100 adolescentes e jovens participaram da ação

Escola Judiciária Eleitoral do Amapá capacita alunos em Cidadania Ativa

Para fortalecer os pilares da democracia e fomentar uma cidadania ativa entre os jovens, a Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP) realizou a oficina "Cidadania Ativa" para alunos do Instituto Federal do Amapá (IFAP), campus Laranjal do Jari. A oficina fez parte da programação das ações itinerantes do município.

O evento teve como objetivo principal conscientizar os estudantes sobre a importância do exercício pleno da cidadania. Durante a oficina, os servidores do TRE Amapá apresentaram os conceitos de cidadania e de democracia, além de noções das formas de participação ativa, como o funcionamento dos Conselhos Municipais, Orçamento Participativo, Ouvidorias Públicas, Sistemas de Informação ao Cidadão e Audiências Públicas.

“Estamos aqui para deixar um legado, para inspirar e capacitar os cidadãos do futuro a serem agentes de mudança em suas comunidades, em seu país e no mundo”, disse o presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, que participou da atividade e deixou um recado aos jovens.

Um grupo de alunos foi selecionado para participar da audiência pública e sessão itinerante de julgamentos realizadas pelo TRE-AP na Câmara Municipal de Laranjal do Jari.

“A equipe do TRE foi no campus, fizemos a simulação de uma eleição na urna eletrônica e selecionamos tópicos para apresentar na audiência pública. Os temas eleitos foram esporte e lazer, para que a juventude pudesse debater sobre esses temas”, disse o Paulo Henrique Lobato, do 2º ano do Ensino Médio do IFAP.

A iniciativa visa não apenas informar, mas também engajar os jovens na esfera política e nos processos de tomada de decisão, capacitando-os para que exerçam um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Escola Judiciária Eleitoral do Amapá capacita alunos em Cidadania Ativa

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido