TRE-AP lança assistente virtual com inteligência artificial para acompanhamento de processos
Secretário de Tecnologia da Informação, Emanoel Flexa, apresentou a novidade em entrevista ao Canal JE, do TSE

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) deu mais um passo rumo à inovação e à aproximação com o cidadão. Nesta quinta-feira (22/08), o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AP, Emanoel Flexa, participou de entrevista ao programa Canal JE, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, onde apresentou a MarIA, a nova assistente virtual com inteligência artificial para acompanhamento de processos.
A ferramenta, inédita na Justiça Eleitoral do Amapá, foi desenvolvida para enviar notificações diretamente pelo WhatsApp sempre que houver movimentações relevantes em processos, facilitando o acesso à informação de forma simples, rápida e acessível.
Segundo Emanoel Flexa, a proposta é aproximar ainda mais o cidadão da Justiça Eleitoral.
“Queremos que o cidadão se sinta mais próximo da Justiça Eleitoral, recebendo informações com clareza e no canal que ele já usa no dia a dia. A MarIA foi pensada para agilizar e facilitar a vida de quem precisa acompanhar um processo, mas não domina a linguagem jurídica”, destacou o Secretário da STI/TRE-AP.
Linguagem simples e inclusão digital
A MarIA foi desenvolvida com foco em linguagem simples, traduzindo decisões e informações jurídicas em mensagens claras e compreensíveis, atendendo tanto advogados quanto cidadãos. A iniciativa está alinhada ao Pacto Nacional pela Linguagem Simples, firmado pelo Poder Judiciário, e reforça o compromisso do TRE-AP com a transparência, inovação e inclusão digital.
Como utilizar o serviço
O serviço é gratuito e pode ser solicitado por qualquer parte ou advogado interessado. Para ativá-lo, basta enviar um e-mail para sejud@tre-ap.jus.br solicitando o cadastro. A partir daí, o usuário passa a receber atualizações diretamente no celular.