TRE Amapá lança campanha para mobilizar eleitores a registrarem a biometria
No estado, 6,27% do eleitorado ainda não possui biometria cadastrada

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) deu início à campanha "Registre a biometria – a democracia tem as suas digitais", com o objetivo de mobilizar eleitores de todas as Zonas Eleitorais do estado a realizarem o cadastramento biométrico, que inclui a coleta de digitais, foto e assinatura.
Atualmente, 6,27% do eleitorado amapaense ainda não possui a biometria cadastrada. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Amapá possui um total de 571.248 eleitores, sendo que 93,73% (535.406) já realizaram o procedimento.
O TRE Amapá orienta os eleitores que ainda não realizaram a identificação biométrica a procurarem um cartório eleitoral para fazer o procedimento, que é simples e rápido. Basta comparecer ao cartório, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, portando um documento de identificação com foto (exceto Carteira Nacional de Habilitação), comprovante de endereço atualizado e comprovante de alistamento militar para homens que completam 19 anos no ano corrente, conforme a Resolução TSE nº 23.659/2021.
A ação visa garantir que todos os eleitores completem o processo de identificação biométrica até o fechamento do Cadastro Eleitoral, previsto para maio de 2026.
Importância da biometria
Desde 2008, a Justiça Eleitoral utiliza as impressões digitais como forma de identificação dos eleitores, tornando o processo eleitoral mais seguro e eficiente. A identificação biométrica evita fraudes, como o voto por terceiros, e contribui para a detecção de registros duplicados no sistema eleitoral. A coleta da biometria é obrigatória e deve ser realizada presencialmente nas unidades da Justiça Eleitoral.
Confira mais informações sobre a identificação biométrica do eleitorado:https://www.justicaeleitoral.jus.br/biometria/#identificacao