TRE-AP realiza palestra sobre linguagem simples no atendimento aos Povos Indígenas
O evento ocorreu no auditório do TRE-AP, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Tribunal no YouTube

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou, nesta terça-feira, 7 de maio, a palestra “Linguagem Simples aplicada ao atendimento dos povos indígenas no Estado do Amapá”, com o objetivo de promover a inclusão e a acessibilidade no atendimento ao eleitorado indígena.
O evento ocorreu no auditório do TRE-AP, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Tribunal no YouTube, permitindo a participação de servidores e colaboradores das Zonas Eleitorais do interior do estado.
A iniciativa buscou sensibilizar os participantes sobre a importância da linguagem simples como instrumento de cidadania e inclusão social. O palestrante foi o Dr. Edielson Alemeida, antropólogo e servidor da Secretaria de Estado da Educação, que atua há nove anos na área de Educação Escolar Indígena.
Durante a palestra, foram abordados temas como:
- A desconstrução de preconceitos ainda existentes em relação aos povos indígenas;
- As etnias presentes no Amapá, sua localização, idiomas falados e aspectos culturais;
- A aplicação da linguagem simples como ferramenta para garantir atendimento claro, eficiente e respeitoso às comunidades indígenas.
A apresentação também contou com vídeos e dinâmicas que evidenciaram expressões apropriadas para o tratamento dos indígenas e orientações sobre como conduzir atendimentos respeitando as especificidades culturais e assegurando a plena compreensão dos procedimentos eleitorais.
A palestra está disponível para consulta no canal do TRE-AP no YouTube.
Assista aqui: https://www.youtube.com/live/f0YHn1Yjjr4