Justiça Eleitoral leva serviços a comunidades do interior em ação itinerante da 10ª Zona Eleitoral
A ação itinerante integra o calendário permanente do TRE Amapá, que busca ampliar o alcance dos serviços eleitorais e promover inclusão e participação democrática em todo o estado

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio do Cartório da 10ª Zona Eleitoral de Macapá, realizou entre os dias 4 e 9 de novembro de 2025 uma ação itinerante no município de Itaubal e nas comunidades Carmo do Macacari e Curicaca, levando diversos serviços eleitorais à população das áreas mais distantes da capital.
Durante o atendimento, foram realizados serviços como emissão de título de eleitor, atualização de dados cadastrais com coleta biométrica, mudança de local de votação, regularização de título e transferência de domicílio eleitoral.
Ao todo, a equipe da Justiça Eleitoral contabilizou 236 atendimentos, sendo 139 revisões cadastrais, 40 transferências de domicílio eleitoral e 57 novos alistamentos. Além dos serviços, os eleitores receberam orientações práticas sobre como votar, com destaque para a formação de jovens eleitores que terão a oportunidade de participar pela primeira vez das eleições.
O chefe do Cartório da 10ª Zona Eleitoral, Francisco das Chagas, ressaltou a importância da iniciativa.
“Essas ações aproximam a Justiça Eleitoral das comunidades mais distantes e garantem o acesso ao direito de votar. É um trabalho que fortalece a cidadania e assegura que todos os eleitores, inclusive os mais jovens, estejam preparados para participar das eleições de forma consciente”, disse.

