TRE Amapá conclui atendimentos itinerantes nas áreas rurais de Macapá com destaque para a acessibilidade e a garantia de direitos à população
Ao longo da ação, mais de 300 atendimentos foram prestados às comunidades do Maruanum, Torrão do Matapi, Campina Grande, Ariri, Tessalônica e São Pedro do Caranã

A 14ª Zona Eleitoral concluiu, na última sexta-feira, 14 de novembro, os atendimentos itinerantes realizados nas áreas rurais de Macapá. Ao longo da ação, mais de 300 atendimentos foram prestados às comunidades do Maruanum, Torrão do Matapi, Campina Grande, Ariri, Tessalônica e São Pedro do Caranã.
Um dos momentos mais significativos da programação foi o atendimento a um aluno com deficiência, Flávio Ronaldo, de 16 anos, que realizou seu alistamento eleitoral utilizando todos os recursos de acessibilidade disponibilizados pela equipe. Na comunidade do Ariri, o eleitor com deficiência, além de se alistar, teve a oportunidade de conhecer a urna eletrônica e participar de um treinamento já voltado às Eleições Gerais de 2026.
Já na comunidade de Tessalônica, a equipe prestou atendimento ao eleitor Manoel Oliveira, de 69 anos, que se encontra debilitado em razão de um AVC. A equipe se disponibilizou a atendê-lo em seu domicílio, mas a família optou por levá-lo até a escola da comunidade, local onde ocorria o atendimento. Para garantir segurança e conforto, o traslado de ida e volta foi realizado pela equipe da Justiça Eleitoral, com apoio dos familiares. O eleitor constava na lista de pendência biométrica, situação que foi regularizada.
Ainda em Tessalônica, a equipe atendeu o eleitor Hugo Tharcio, de 26 anos, diagnosticado com esquizofrenia, em uma ação conjunta com seus familiares e com a enfermeira da localidade para garantir o atendimento adequado ao eleitor.
“Esse atendimento foi bastante gratificante, pois além de atualizar a situação cadastral do eleitor, trouxe alívio à família, que relatou não ter condições de levá-lo até Macapá para realizar o serviço eleitoral”, destacou o servidor Alan Carlos, da 14ª ZE.
Durante a iniciativa, foram oferecidos serviços como emissão e regularização do título de eleitor, atualização cadastral, coleta biométrica e treinamento na urna eletrônica, ação que permitiu que novos e antigos eleitores se familiarizassem com o processo de votação. Ao todo, 76 treinamentos foram realizados.
Com a iniciativa, a Justiça Eleitoral busca reforçar o compromisso de garantir que o direito ao voto alcance todos os cidadãos, em todas as regiões do estado.

