TRE Amapá encerra ciclo do projeto “Conversas que Transformam”, promovendo diálogo, reflexão e acolhimento
Entre os assuntos abordados estiveram violência doméstica, assédio moral, assédio sexual, relações no ambiente profissional

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) encerrou, nesta terça-feira, 18, o ciclo de encontros do projeto “Conversas que Transformam”, uma iniciativa realizada em parceria entre a Comissão de Combate ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação, a Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP) e o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP).
O último encontro reuniu servidores, colaboradores terceirizados e estagiários, consolidando quatro meses de diálogos formativos e acolhedores dentro da instituição.

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de promover consciência, empatia e mudança de comportamento no ambiente de trabalho. A cada mês, durante encontros de aproximadamente 40 minutos, os participantes discutiram temas sensíveis e fundamentais para a convivência saudável no serviço público.
Entre os assuntos abordados estiveram violência doméstica, assédio moral, assédio sexual, relações no ambiente profissional, além de outros tópicos relacionados ao respeito e ao bem-estar.

As rodas de conversa foram conduzidas pelas mediadoras Sâmia Waldeck e Sônia Ribeiro, integrante da Coordenadoria da Mulher do TJAP. Com experiência em práticas de diálogo e sensibilização, elas estimularam a participação e promoveram debates que ajudaram o grupo a reconhecer comportamentos e situações comuns, mas muitas vezes naturalizados.
Durante o encontro de encerramento, Sâmia destacou a importância do processo:
“As pessoas se veem envolvidas em práticas de assédio e nas relações cotidianas no ambiente de trabalho sem reconhecer. Por isso esses momentos são importantes para desenvolver reflexões sobre os comportamentos e situações nas quais aquela pessoa está envolvida. ”

