TRE Amapá é parceiro de seminário voltado ao programa de recuperação do alcoolismo
A programação contou com palestras que abordaram os impactos do consumo abusivo de álcool na saúde física e mental dos usuários

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) sediou, nesta quarta-feira (19), o II Seminário para Profissionais do grupo Alcoólicos Anônimos (A.A). O evento é uma iniciativa conjunta do TRE-AP, do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e da instituição Alcoólicos Anônimos, reforçando o compromisso dos órgãos com ações de prevenção e recuperação do alcoolismo.
A programação contou com a palestra “A Medicina e o Alcoolismo”, ministrada pelo médico João Rodrigues Neto, que destacou os impactos do consumo abusivo de álcool na saúde física e mental. Ele explicou, de forma acessível, como o alcoolismo evolui e quais complicações pode causar ao organismo, ressaltando a importância do tratamento adequado.
Em seguida, a assistente social e amiga de A.A, Jani Betânia, apresentou a palestra “Alcoolismo como expressão da questão social e a proposta de A.A.”. Ela explicou o funcionamento do programa dos Alcoólicos Anônimos, abordou sua importância na recuperação de dependentes e compartilhou experiências que evidenciam o papel transformador da instituição.
Encerrando o seminário, o professor e amigo de A.A, Raimundo Facundes, tratou do tema “A segurança pública e o alcoolismo”, destacando como a dependência alcoólica pode influenciar indicadores sociais e de segurança, além de reforçar a necessidade de políticas públicas voltadas à prevenção.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE Amapá no YouTube, permitindo a interação do público, que pôde enviar perguntas aos palestrantes (Clique aqui e acompanhe na íntegra).
A iniciativa contou também com o apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento (CODES-SGP) e da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá, parceiros na divulgação da programação.

