TRE Amapá participa da Trilha de Capacitação dos Gabinetes 2025, em Brasília
A capacitação promove integração entre as assessorias jurídicas dos Tribunais Regionais Eleitorais e gabinetes dos ministros do TSE

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) participa da Trilha de Capacitação dos Gabinetes 2025, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), no período de 8 a 10 de outubro, em Brasília.
A capacitação é uma oportunidade de integração e interlocução entre as assessorias dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e dos gabinetes dos ministros do TSE, fortalecendo o alinhamento institucional e o compartilhamento de boas práticas no âmbito da Justiça Eleitoral.
Representam o TRE-AP no evento o assessor jurídico da Presidência, José Seixas; a assessora técnico-jurídica da Corregedoria Eleitoral, Criscy Anne Matos; e os assessores técnico-jurídicos Orlando Ribeiro, Paulo César Gonçalves e Oziel Brandão.
Idealizado pela EJE/TSE, o curso conta com painéis, debates, imersões e apresentações, com foco em temas jurídicos relevantes e questões submetidas a julgamento no TSE. A programação busca promover o aperfeiçoamento profissional, o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da atuação dos gabinetes em todo o país.
O assessor jurídico da Presidência do TRE-AP, José Seixas, ressaltou a importância do evento para o aprimoramento das atividades desempenhadas pelos gabinetes regionais.
“É um momento importante para todos que atuam nas assessorias dos juízes dos tribunais, porque aqui estão reunidos assessores de todo o país. Estamos promovendo uma grande troca de experiências, e essa interação presencial é fundamental. No TSE, temos a oportunidade de dialogar diretamente com os assessores dos ministros, o que fortalece a sinergia entre os Tribunais Regionais e o Tribunal Superior Eleitoral. Esse contato possibilita o alinhamento de entendimentos sobre assuntos judiciais, o compartilhamento de práticas do dia a dia dos gabinetes e a troca de experiências sobre os desafios enfrentados por cada tribunal, que são experiências muito enriquecedoras”, afirmou.
A Trilha de Capacitação dos Gabinetes está alinhada ao planejamento estratégico do TSE, ao criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de competências, à troca de informações e à colaboração entre servidoras e servidores da Justiça Eleitoral. Essa interação contribui para o aperfeiçoamento das práticas de gestão, a eficiência operacional e a disseminação de boas práticas institucionais.