TRE Amapá promove curso sobre prática jurídica com uso de Inteligência Artificial
A capacitação foi conduzida pelos juízes de Direito do Tribunal de Justiça do Maranhão, Felipe Damous e Rodrigo Otávio e contou com a participação de magistrados, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral amapaense

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AP), promoveu, nos dias 2 e 3 de outubro, o curso on-line “Prática Jurídica com Inteligência Artificial”, com o objetivo de fomentar o uso estratégico, ético e inovador de ferramentas digitais aplicadas ao Direito.
A capacitação foi conduzida pelos juízes de Direito do Tribunal de Justiça do Maranhão, Felipe Damous e Rodrigo Otávio, especialistas na aplicação de tecnologias emergentes no contexto jurídico, e contou com a participação de magistrados, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral amapaense.
A formação teve como foco o desenvolvimento de competências relacionadas à modernização institucional e ao aprimoramento da eficiência nos processos eleitorais e administrativos. Entre os temas abordados, estiveram a introdução dos conceitos fundamentais de Inteligência Artificial e suas aplicações, a demonstração de ferramentas e soluções práticas aplicáveis ao serviço público, o estímulo à análise crítica sobre os impactos éticos e legais do uso da IA e o incentivo à utilização responsável dessas tecnologias na rotina de trabalho.
A iniciativa integra o conjunto de ações educativas da EJE-AP voltadas à atualização e ao aperfeiçoamento contínuo dos membros da Justiça Eleitoral do Amapá.