TRE-AP promove visita guiada ao Bioparque da Amazônia
Participaram da ação servidores, colaboradores e estagiários do TRE-AP, além de crianças do Abrigo Ciã Katuá, instituição que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Amapá

A manhã desta quarta-feira, 8, foi especial na Justiça Eleitoral amapaense. Servidores, colaboradores e estagiários do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) participaram de uma visita guiada ao Bioparque da Amazônia. Crianças do Abrigo Ciã Katuá, instituição que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, também participaram da ação e puderam conhecer de perto o ambiente natural.
A iniciativa, desenvolvida pela Comissão de Sustentabilidade do TRE-AP, teve como objetivo conectar servidores e crianças à natureza, promovendo bem-estar, educação ambiental e integração socioambiental.
“Ultrapassamos as barreiras do tribunal e trouxemos as pessoas para fora do prédio, para um local com muita floresta, para mostrar a importância das árvores, da nossa região e do cuidado com a natureza. A Comissão de Sustentabilidade tem essa iniciativa justamente para mostrar o quanto é essencial preservar a Amazônia”, afirmou a presidente da comissão, Suellen Gemaque.
A visita aconteceu próximo ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, fortalecendo o compromisso do tribunal com a inclusão social e o protagonismo infanto-juvenil. O TRE-AP mantém iniciativas voltadas à solidariedade, como campanhas de doação de alimentos e outras ações de apoio ao abrigo.
“Decidimos trazer as crianças aqui para conhecer, aproveitar esse tempo conosco e com a natureza”, complementou Suellen Gemaque.
Durante a atividade, os participantes conheceram os espaços do Bioparque, as plantas, os animais e três biomas presentes no Amapá, em atividades voltadas à educação ambiental e à contemplação da fauna e flora amazônica.
Para muitos servidores, como o Felipe Bentes, da 2ª Zona Eleitoral de Macapá, a experiência foi também uma oportunidade de confraternizar e compartilhar momentos em família, reforçando também a integração e os laços de equipe com os demais membros do TRE-AP. Além disso, a visita proporcionou a oportunidade de conhecer mais sobre o bioma amazônico e sua biodiversidade.
“A iniciativa do tribunal de aproximar o servidor dos espaços disponíveis na cidade é muito valorosa, porque permite que desfrutemos dos espaços amazônicos e do contato com a natureza. Isso traz satisfação pessoal e também conhecimento para entendermos melhor nosso bioma”, concluiu o servidor.
Mais de 30 pessoas participaram da visita, aprovando a oportunidade de se reconectar com a natureza e vivenciar momentos de aprendizado e contemplação da fauna e flora do Bioparque da Amazônia.