Semana da Árvore: TRE Amapá promove plantio simultâneo de mudas na sede e Zonas Eleitorais do estado
Unindo todos os cartórios eleitorais do estado, a iniciativa reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a preservação ambiental

Em alusão ao Dia da Árvore, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Comissão de Sustentabilidade, encerrou, nesta sexta-feira, 26, a programação da Semana da Árvore 2025 com uma ação ambiental que uniu servidores, colaboradores e magistrados da sede do tribunal e em todas as Zonas Eleitorais do estado.
Às 9h em ponto, de forma simultânea, cada cartório eleitoral plantou uma muda típica da região, simbolizando o compromisso da Justiça Eleitoral com a preservação ambiental, a arborização urbana e a construção de um futuro mais sustentável. A ação foi transmitida ao vivo pela internet, possibilitando a interação também dos servidores que atuam em zonas do interior, até as mais distantes da capital.
O vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá, juiz Alex Lamy, destacou, na abertura, o valor simbólico da iniciativa, que irá contribuir para a conscientização sobre a arborização nos espaços urbanos e proteção do meio ambiente.
A presidente da Comissão de Sustentabilidade do TRE-AP, Suellen Gemaque, parabenizou a adesão dos servidores.
“Esse projeto nasceu com o objetivo de sensibilizar e envolver toda a Justiça Eleitoral. Tivemos uma participação expressiva e comprometida de chefes de cartório, juízes e colaboradores, o que demonstra o sucesso da ação”, destacou.
Entre os participantes, estiveram juízes titulares das Zonas Eleitorais, como a juíza Alaíde de Paula, da 14ª ZE, que ajudou a plantar uma muda de aceroleira; o juiz Antônio José de Menezes, da 7ª ZE, de Laranjal e Vitória do Jari, que, junto aos servidores, plantou uma palmeira; e o juiz Eduardo Navarro, da 10ª Zona Eleitoral. Além disso, presentes também a Diretora-geral, Dilma Pimenta; a Secretária de Administração e Orçamento, Elinete Freitas, e a Coordenadora de Serviços Gerais, Marcelle Ferreira, responsáveis por plantar uma muda de ipê na sede do TRE-AP; a Assessora-chefe da Presidência, Adriana Pacheco, membros da Comissão de Sustentabilidade e servidores.
A juíza Alaíde de Paula ressaltou o impacto da arborização nos espaços da instituição.
“Os prédios do TRE Amapá e da Casa da Cidadania já se destacam pela área arborizada. Nossa calçada é mais fresca graças às árvores plantadas ao longo dos anos. Esse plantio amplia nosso espaço verde e nos inspira a adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia”, destacou.
Entre as espécies cultivadas estão goiabeiras, ipês, cafeeiros, aceroleiras, mangueiras, jenipapeiros e samaumeiras, representando uma diversidade de plantas e reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
Semana da Árvore 2025
Com o tema “Raízes do Futuro: Celebrando o Dia da Árvore com Cidadania e Sustentabilidade”, a Semana da Árvore 2025 promoveu atividades educativas e participativas, estimulando o vínculo com a natureza e incentivando práticas ecológicas contínuas no âmbito da Justiça Eleitoral e junto à comunidade.
Confira fotos da ação: https://flic.kr/s/aHBqjCvvws