Projeto ABC da Cidadania, do TRE-AP, é apresentado ao ministro Luís Roberto Barroso

Iniciativa visa reduzir em 50% o percentual de analfabetos no Amapá; participantes receberão diploma e um novo título de eleitor

Iniciativa visa reduzir em 50% o percentual de analfabetos no Amapá; participantes receberão dip...

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, se reuniu nesta terça-feira (13) com o desembargador Gilberto de Paula Pinheiro, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). No encontro foi apresentado o Projeto ABC da Cidadania, desenvolvido pelo TRE amapaense para promover a alfabetização de eleitores.


O Projeto foi concebido a partir da realidade de que, no Amapá, 3,71% do eleitorado -- 17.308 pessoas, a maioria homens negros ou pardos acima de 60 anos – declarou-se analfabeta em 2019. Ele foi inspirado em uma iniciativa bem-sucedida que foi implementada pelo TRE do Piauí no começo da década de 2000.


A meta principal do Projeto ABC da Cidadania é alfabetizar pelo menos 50% do eleitorado do Amapá. Com isso, a expectativa é reduzir o percentual de analfabetos nas faixas etárias de 16 a 35 anos e acima de 80 anos. Para os eleitores entre 35 a 79 anos, a meta é uma redução de 30%.


Para isso, o projeto conta com recursos de cerca de três milhões de reais, que serão usados para contratar alfabetizadores e coordenadores. Esses profissionais serão selecionados pelos municípios participantes dentre estudantes de Pedagogia, Letras e Sociologia, entre outras graduações, que darão aulas no contraturno de suas atividades.


Todos os participantes do Projeto ABC da Cidadania, ao fim do curso, receberão um diploma de alfabetizado e um novo título de eleitor, no qual será retirada a ressalva “Não Alfabetizado”.


RG/LG, DM

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido