Primavera dos museus TRE-AP

O Centro de Memória do TRE-AP teve participação destacada na 17ª edição da Primavera dos Museus, apresentando a exposição "Oiapoque: Aqui Começa o Brasil e a Democracia". A mostra focalizou as eleições na região de fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa, proporcionando uma perspectiva única sobre esse contexto eleitoral.

O evento, que ocorreu simultaneamente em todo o país sob a coordenação do Ministério da Cultura, abordou a temática "Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e Quilombolas". O propósito principal da iniciativa foi reforçar o compromisso de preservar a história do povo brasileiro, destacando as experiências e contribuições desses grupos sociais.

No encerramento da programação, a Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP) trouxe um componente adicional ao levar urnas personalizadas com a linguagem Waiãpi para o Museu Sacaca. Esses equipamentos, regularmente utilizados pelo TRE Amapá para o treinamento de eleitores indígenas, foram expostos, permitindo que o público participante conhecesse de perto o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral em colaboração com os povos originários do Amapá.

17ª Primavera dos Museus