Semana nacional dos museus TRE-AP

Em 2022, a Semana Nacional de Museus colocou em destaque o tema "O Poder dos Museus" durante o período de 16 a 22 de maio, promovendo uma reflexão sobre o papel fundamental dessas instituições na preservação e divulgação da cultura. Coincidentemente, em 10 de maio, celebrou-se o Patrimônio Cultural construído ao longo dos anos pelo Poder Judiciário desde a época da Brasil Colônia, reforçando o compromisso em transmitir essa herança às gerações presentes e futuras.

Nesse contexto, o Centro de Memória  elaborou uma programação especial que envolveu exposições e palestras. Uma das iniciativas notáveis foi a Exposição Itinerante "500 anos de eleições no Brasil", apresentada no Museu Sacaca de 18 a 25 de maio. Esta exposição proporcionou uma rica perspectiva histórica sobre o desenvolvimento do processo eleitoral ao longo dos séculos.

Destacando-se ainda mais, em 18 de maio, o Centro de Memória promoveu a palestra intitulada "A importância do Museu na Contemporaneidade: Do lugar de Memória e Cultura aos Museus Virtuais". O evento contou com a participação do Professor Mestre José de Vasconcelos Silva, da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, que compartilhou insights valiosos sobre a relevância dos museus na era contemporânea, explorando a transição dos espaços físicos tradicionais para o mundo virtual.

20ª SNM: O poder dos museus

Em 2023, a 21ª edição da Semana Nacional de Museus, sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), aborda o tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar", evidenciando o comprometimento crescente com uma agenda voltada à sustentabilidade. Neste contexto, o Centro de Memória do TRE Amapaense participa pelo segundo ano consecutivo, marcando sua presença com a inauguração, em 18 de maio de 2023, da exposição fotográfica intitulada "Oiapoque: aqui começa o Brasil e a Democracia".

A exposição, apresentada tanto de forma virtual quanto presencial, captura momentos cruciais relacionados às Eleições Gerais de 2022 no município, especificamente durante o 2º turno. As imagens documentam desde a preparação e transporte das urnas eletrônicas para os locais de votação até os processos de auditoria, deslocamento dos membros da Justiça Eleitoral e a votação nas seções eleitorais indígenas.

21ª SNM: Museus, Sustentabilidade e Bem-estar