TRE do Amapá alerta sobre alguns procedimentos nas Eleições 2018

A Justiça Eleitoral pontua alguns itens que devem ser observados no dia da votação.

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Visando dar celeridade na votação das eleições 2018, a Justiça Eleitoral do Amapá (TRE-AP), alerta aos eleitores para alguns procedimentos que favorecem o andamento da votação e evitam alguns transtornos.

A Justiça Eleitoral pontua alguns itens que devem ser observados:

1 – Quais documentos podem ser utilizados para votar?
No dia da eleição, leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação.
Tenha sempre em mão seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, baixe o aplicativo e-Título (título de eleitor em meio digital, disponível para Android ou iOS), que substitui documento oficial com foto.

2 – Como votar em trânsito? Quem pode? Qual período para requerer?
O eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral no primeiro, no segundo ou em ambos os turnos das Eleições Gerais 2018 poderá votar em trânsito nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores. No Amapá, o município habilitado nesta modalidade é a capital, Macapá. O prazo para requerer este benefício encerrou no dia 23 de agosto.

3 - Como proceder para justificar o voto se estiver fora do meu domicílio eleitoral?
Tanto o eleitor no Brasil quanto aquele que está fora do país deve preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nos portais do TSE e dos tribunais regionais eleitorais e, no dia da eleição, nos locais de votação ou de justificativa.

4 - Qual o prazo para requerer a segunda via do título eleitoral?
O eleitor poderá requerer segunda via do título eleitoral até 10 (dez) dias antes da data da eleição. Neste caso, para o 1º turno, prazo encerra dia 27 de setembro. Basta comparecer no cartório eleitoral do seu domicílio.
Se estiver fora do seu domicílio eleitoral, o prazo para a solicitação é de 60 dias antes da votação (1º. turno). Após, o pedido só poderá ser feito no cartório eleitoral da sua zona.

No site do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, o eleitor pode tirar outras dúvidas com relação ao processo eleitoral. Bastar clicar na aba eleitor e eleições > dúvidas frequentes

Link direto: http://www.tre-ap.jus.br/eleitor/duvidas-frequentes/duvidas-frequentes 

Votação
No dia 07 de outubro – primeiro turno - as votações serão iniciadas às 8h e encerradas às 17h, em todas as cidades, de acordo com o horário local.

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