Caravana da Cidadania: TRE-AP capacita pretensos candidatos do Vale do Jari

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) ministrou nos dias 28 e 29 de outubro, no Fórum de Laranjal do Jari, o curso “Política e Cidadania: responsabilidade de todos”. A capacitação, que contou com a presença de 40 pessoas, teve como público-alvo pretensos candidatos às Eleições 2016 e membros de partidos.
 
Participaram cidadãos da cidade onde foi realizada a capacitação e do município vizinho, Vitória do Jari. A capacitação foi ministrada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE). As palestras foram ministradas por servidores da Justiça Eleitoral, especialistas nos temas abordados.
 
Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre assuntos relevantes para o pleito do ano vindouro. O curso abordou os seguintes temas: Criação de Partidos Políticos, Atuação Partidária, Convenção Partidária, Inelegibilidade, Registro de Candidatura, Propaganda Eleitoral, Infrações e Crimes Eleitorais, Fiscalização da Propaganda, Captação de Recursos e Prestação de Contas, Das finanças e Contabilidade dos Partidos.
 
A capacitação também esclareceu os participantes sobre as mudanças promovidas pela Minirreforma Eleitoral. A ação é preparatória às Eleições 2016. Segundo o coordenador da EJE, Rinaldo Farias, todos ganham com a capacitação. Ele enfatizou que, quanto mais conhecimento os envolvidos nas próximas eleições tiverem, menos problemas a Justiça Eleitoral terá que resolver durante o pleito e pós Eleição.
 
Ao final da ação, todos os participantes receberam certificados da Justiça Eleitoral. “Essa capacitação foi idealizada pelo presidente do TRE-AP, desembargador Carlos Tork. Passamos por todos os municípios do Estado e ministramos o curso. Antes do final de 2015, levaremos uma ação, que é preparatória e preventiva, para o Oiapoque e a segunda etapa em Macapá”, elucidou Rinaldo Farias.

A ação é fruto de uma parceria do TRE com o Tribunal de Justiça do Amapá, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Ordem dos Advogados do Brasil.
 
Opinião do cidadão
 
O participante do curso, Davi Zacarte, que reside em Laranjal do Jari, frisou que este tipo de oficina nunca foi ministrado na cidade. Ele elogiou a iniciativa e ressaltou a importância da capacitação.

“Esse curso é um avanço, pois faz com que tenhamos acesso à informação e ajuda no entendimento da Legislação. Dessa forma, evoluiremos no processo eleitoral e melhoraremos a política de Laranjal do Jari. O TRE está de parabéns pela iniciativa e agradeço a oportunidade.

Serviço:

Assessoria de Comunicação e Marketing do TRE-AP
Elton Tavares
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido