6º Zona Eleitoral de Santana inicia treinamento de mesários e coordenadores de mesa

TRE-AP - treinamento mesários

Nesta segunda-feira (29) a 6º Zona Eleitoral de Santana deu início ao treinamento dos 924 mesários e 49 coordenadores de mesas receptoras que atuarão nas Eleições Municipais 2016. A capacitação, que encerrará na próxima quinta-feira (1), visa prepará-los para atuarem no pleito deste ano.

O chefe de Cartório da 6º Zona Eleitoral de Santana, Givanildo Ribeiro Quaresma, explicou que houve 200 substituições de mesários, por conta de problemas na localização das residências pelos Correios. Simultaneamente ao treinamento presencial, 231 segundo-mesários passarão pela preparação em rede.

O treinamento via internet é desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Amapá serão 1.075 mesários preparados com essa nova plataforma. Com o aprendizado, eles poderão prevenir e solucionar situações indesejáveis que possam ocorrer nas seções eleitorais no dia da votação. A ação atende ao Calendário Eleitoral e acontece em todos os TRE’s do Brasil.

Durante a semana, uma comissão de servidores do TRE ministrará um curso preparatório, com ensinamentos teóricos e práticos das seguintes temáticas: funcionamento da seção, funcionamento da urna eletrônica, identificação por meio do processo biométrico, entre outras atribuições dos mesários. A capacitação conta com recursos audiovisuais (vídeo e slides), material didático (Cartilha do Mesário) e treinamento prático na urna eletrônica (simulação de eleição e da atividade do mesário).

Os mesários também aprenderão a manter a ordem no local e otimizar o fluxo da votação, atender os eleitores com urbanidade, inclusive aqueles com necessidades especiais e, ainda, observar a nova sistemática implantada com a votação biométrica, zelando pela regularidade dos trabalhos eleitorais dentro das seções.

Mesários 2016

Nas Eleições deste ano, 6.144 mesários e 474 coordenadores de mesas receptoras atuarão em todo o Estado do Amapá.  O maior número de mesários está disposto em Macapá, sede da 2ª e 10ª Zonas Eleitorais. São 3.344 mesários distribuídos pelos diversos locais de votação da capital. A 6ª Zona Eleitoral de Santana é a segunda com maior número de mesários, 956 no total. A 7ª Zona de Laranjal do Jari fica em terceiro, com 424.

Benefícios para os cidadãos

Os eleitores que trabalharão como mesários voluntários receberão certificados. Como em todo pleito, a maioria será de estudantes e as horas de atuação nas Eleições contarão como carga horária nas disciplinas complementares. Eles serão dispensados do serviço na data do treinamento e do pleito, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral. Ainda serão contemplados com folga pelo dobro dos dias trabalhados, incluídos os dias de treinamento, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem.

Não podem atuar como mesários os candidatos e seus parentes, mesmo que por afinidade, até o segundo grau e os menores de 18 anos. Quem foi convocado e não poderá comparecer deve apresentar um pedido de dispensa ao juiz eleitoral, que avaliará caso a caso.

Caso o mesário não vá trabalhar no dia da eleição, deverá apresentar justa causa ao juiz eleitoral em até 30 dias da data do pleito. Caso contrário, será aplicada uma multa cobrada por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). Se o mesário faltoso foi servidor público ou autárquico, a pena será de suspensão de até 15 dias.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Daniel Alves
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

icone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido