Auditorias Integradas são tema de encontro da Justiça Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizou o ‘Workshop sobre Auditorias Integradas da Justiça Eleitoral'. O evento, que ocorreu em Brasília, reuniu representantes das unidades de controles internos dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais.
A auditoria integrada, regulada pela Resolução TSE nº 23.500/16, é aquela realizada sob a coordenação da Unidade de Auditoria do TSE, em conjunto com as Unidades de Auditoria dos Tribunais Regionais Eleitorais – TRE. O objetivo é avaliar, de forma sistêmica, temas ou objetos de controle, visando identificar os desvios mais comuns e relevantes, e propor, quando for o caso, aperfeiçoamento em sua gestão e na própria sistemática de controle.
O workshop foi o momento de apresentação do planejamento para integração das auditorias, cujo cronograma original se estenderá de abril a agosto de 2017. Neste ano, serão realizadas duas auditorias integradas: a primeira em suprimentos para as Urnas Eletrônicas e a segunda em armazenamento e manutenção, também de Urnas Eletrônicas.
Segundo o titular da Coordenadoria de Controle Interno do TRE-AP, Francisco Barros, visando alinhar conhecimentos, o TSE realizou treinamento na metodologia de Auditoria Baseada em Riscos – ABR. “Esta metodologia permite ao gestor, a oportunidade de revisar ou construir o mapeamento de seus processos, além de identificar riscos e testar a relevância e efetividade dos controles implantados em sua Unidade”, conclui o coordenador.
O Workshop foi realizado entre os dias 13 e 17 de março. Representando o TRE-AP estavam o Coordenador de Controle Interno, Francisco Barros, e o Chefe da Seção de Auditoria, Moisés Campos.
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação
Ana Barbosa, com informações de Francisco Barros.
(96) 2101-1504