TRE Amapá participa de reunião preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
Evento promovido pelo CNJ reuniu presidentes de tribunais e gestores estratégicos em Brasília

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) marcou presença na 2ª reunião preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizada nesta quarta-feira (20), na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.
A comitiva amapaense foi composta pelo presidente do TRE-AP, desembargador Carmo Antônio de Souza, pelo vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Agostino Silvério, pelo coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-AP), Breno Dias, e pelo assessor da ASPLAN, Juvenal Cavalcante.
O encontro reuniu presencialmente presidentes de tribunais, gestores estratégicos e integrantes da Rede de Governança Colaborativa, consolidando o alinhamento institucional em torno das metas e diretrizes nacionais do sistema de Justiça.
Entre os temas debatidos, destacaram-se os avanços da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021–2026, com foco nos indicadores de desempenho, projetos de inovação tecnológica e os resultados do Ranking da Transparência. Também foi abordada a promoção da equidade de gênero, que já resultou na ascensão de 30 juízas ao cargo de desembargadora em todo o país apenas no último ano.
Durante a reunião preparatória, foram discutidas ainda as propostas de metas nacionais para 2026, que serão consolidadas no Encontro Nacional do Poder Judiciário, previsto para dezembro, em Florianópolis (SC).
Instituído pela Resolução CNJ nº 325/2020, o Encontro Nacional do Poder Judiciário é considerado o principal fórum de planejamento estratégico do sistema de Justiça. A edição de 2025 contará com painéis temáticos, oficinas colaborativas e a apresentação dos resultados das metas nacionais do ano.
Para o presidente do TRE Amapá, desembargador Carmo Antônio de Souza, a participação da Justiça Eleitoral amapaense no evento reforça o compromisso institucional com a inovação e o fortalecimento da governança.
“Estar presente em um espaço de articulação nacional como este é fundamental. O TRE Amapá traz suas contribuições e, ao mesmo tempo, se alinha às diretrizes estratégicas que orientam o Poder Judiciário em todo o país. Esse diálogo fortalece nossa atuação e garante que possamos oferecer à sociedade amapaense uma Justiça Eleitoral cada vez mais moderna, transparente e acessível”, disse.