TRE-AP destaca a importância da participação indígena no processo eleitoral

TRE-AP destaca a importância da participação indígena no processo eleitoral
foto dia do índio
...

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, por meio de seu presidente, desembargador Manoel Brito, reafirma o compromisso que a Justiça Eleitoral tem, em garantir o acesso de todos os povos indígenas do estado, no processo eleitoral.

Nesta data, 19 de abril - Dia do Índio - o TRE-AP destaca a importância da participação do indígena na política, sobretudo pelo conhecimento da realidade de cada região em que habita.

“A Justiça Eleitoral tem o compromisso de garantir o acesso dos nossos indígenas a esse direito fundamental, que é o voto”, acrescenta o presidente do TRE-AP.

Desde as primeiras seções indígenas montadas, o Tribunal está a cada dia mais presente, com o atendimento às comunidades mais longínquas do estado do Amapá.

Com essas ações, tem aperfeiçoado o processo eleitoral, através de atendimentos itinerantes, serviços de alistamento, transferências, revisão, e consequentemente, o aumento da participação indígena na política partidária.

Oiapoque

O município de Oiapoque, no Amapá, possui a maior proporção de habitantes indígenas no país. Já elegeu um prefeito e vários vereadores, de origem indígena. Cinco, dos 16 locais de votação ficam nas aldeias Manga, Kumarumã, Kumenê, Santa Izabel e Espírito Santo. 

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido