ABC da Cidadania: TRE-AP e prefeitura de Vitória do Jari assinam acordo de cooperação técnica para a implementação do projeto no munícipio
A iniciativa pretende realizar a inclusão dos moradores não alfabetizados no processo eleitoral por meio da educação

Na tarde desta sexta-feira (27), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e a Prefeitura Municipal de Vitória do Jari celebram a assinatura do acordo de cooperação técnica para a realização do programa ABC da Cidadania.
O ato, representado pelo Presidente do TRE Amapá, Desembargador Gilberto Pinheiro, e o prefeito de Vitória do Jari, Ary Duarte da Costa constitui uma parceria que vai desenvolver ações de atenção política aos eleitores que não possuem alfabetização para, assim, oferecer serviços e democratizar o acesso aos seus direitos. Na ocasião, estiveram presentes o vice-presidente do TRE Amapá, Desembargador João Guilherme Lages, os juízes Leonardo Hernandez e Augusto Leite, e a secretária de educação do Vitória do Jari, Márcia Dias.
O acordo de Nº 09/2021 tem como objetivo estabelecer uma colaboração entre o TRE e a prefeitura do município para o desenvolvimento de práticas visando a implementação, o acompanhamento e a avaliação de uma política que abrace esse público.
Segundo o Cadastro Eleitoral do TRE-AP, em Vitória do Jari, o número de eleitores analfabetos chega a 799 habitantes. Dessa forma, o Programa ABC da Cidadania – Formando Cidadãos – Transformando a Sociedade será uma forma de conscientização sobre a importância do voto e participação política ativa desses eleitores na sociedade.