Presidente do TRE-AP, desembargador Gilberto Pinheiro, homenageia TJAP: “31 anos de realizações”

Em 25 de janeiro de 1991 a primeira corte de desembargadores da Justiça no Amapá tomava posse.

Em 25 de janeiro de 1991 a primeira corte de desembargadores da Justiça no Amapá tomava posse.

“Tive a honra de ser o primeiro amapaense a participar como membro fundador”. A frase do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Gilberto Pinheiro, refere-se ao Poder Judiciário do Estado, que, nesta terça-feira (25), completa 31 anos de instalação efetiva. Ao celebrar a data, o magistrado destacou a importância da Justiça em âmbito local: “31 anos de realizações”.

Há exatos 31 anos, os primeiros desembargadores da Justiça do Amapá tomavam posse em uma Sessão Solene no Fórum de Macapá. O Governador à época, Anníbal Barcellos, realizou a nomeação na primeira semana de janeiro de 1991. Em 25 de janeiro o desembargador Honildo Amaral assumiu interinamente a presidência do Tribunal, por ser o membro mais antigo em idade dentre os empossados. Iniciando as atividades de implementação, Honildo Amaral foi o responsável por presidir e primeira eleição para presidente, elegendo Dôglas Evangelista Ramos. Em seguida, empossou os desembargadores Gilberto Pinheiro, Luiz Carlos Gomes dos Santos, Mário Gurtyev de Queiroz, Marco Antônio da Silva Lemos e Benedito Antônio Leal de Mira (in memoriam).

A história do Judiciário amapaense é marcada por competências e esforços de seus servidores que garantem, por meio do comprometimento com a justiça e a verdade, a realização de demandas, na capital ou no interior pelas comarcas, propiciando atendimento de qualidade jurisdicional e social em todo o estado.

À época da instalação, o Amapá era governado por Anníbal Barcelos e estava em processo de desenvolvimento econômico e social. Para o presidente do TRE-AP, é necessário lembrar da atuação de pioneiros, como o ex-governador e os membros fundadores, para a estruturação do judiciário.

“A Constituição Federal de 1988, nas disposições constitucionais transitórias, determinava que o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá e de Roraima seria constituído por sete membros – cinco juízes de direito, um promotor de justiça e um advogado. No caso do Amapá, o único que era juiz titular do Território era o doutor Dôglas Evangelista, o restante veio de fora. No meu caso, eu era o único amapaense juiz de direito”, frisou o presidente.

Gilberto Pinheiro, disse ainda que o comandante Barcelos, prestigiou o Amapá, quando nomeou um amapaense como membro fundador do judiciário. E também citou algumas ações que participou e que contribuíram para aprimoramento da justiça: realização de congressos internacionais, projetos sociais, estruturação de comarcas e o “Disque Justiça”.

“Estamos construindo esta Justiça, colocando cada tijolo nesta construção. Participamos e efetuamos grandes avanços para a nossa sociedade, levando atendimentos essenciais, verdade e justiça a todas as nossas comarcas. Eu quero parabenizar a todos os integrantes que fundaram o Tribunal de Justiça, assim como os servidores que participaram daquela formação, lembrando o papel do saudoso ex-governador Anníbal Barcelos, que deu o pontapé inicial em nossa Justiça, nomeando os sete primeiros desembargadores”, finalizou o desembargador Gilberto Pinheiro.

PRIMEIRA COMPOSIÇÃO DA CORTE

Na primeira composição da Corte faziam parte os desembargadores Dôglas Evangelista Ramos, Mário Gurtyev de Queiroz, Gilberto Pinheiro, Luiz Carlos Gomes dos Santos, Honildo Amaral de Melo Castro, Benedito Leal de Mira (in memoriam) e o Desembargador Marco Antônio da Silva Lemos, como Vice-Presidente e Corregedor-Geral.


Macapá, AP, 25 de janeiro de 2022
Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96)3198-7504 (Ramal 7504) / (96)98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Portal: www.tre-ap.jus.br
E-mail: ascom@tre-ap.jus.br / carla.botelho@tre-ap.jus.br
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502
Centro, Macapá - AP, 68900-020

icone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido