Seminário de Direito Eleitoral e Ambiental Amazônico: Segundo dia de evento reúne palestras sobre a Urna Eletrônica, Mulheres na política e Processo Eleitoral Amazônico
Participantes contaram com as palestras do desembargador Luiz Camolez, juíza Flávia Viana, desembargador Carlos Prudêncio, juiz Federal Leonardo Hernandez e Giuseppe Dutra Janino

Na quinta-feira, 23, pela manhã do Seminário Internacional de Direito Eleitoral Amazônico começou com a palestra “Urna eletrônica: progressos experimentados desde a sua criação e instalação” do desembargador do Acre, Luiz Camolez. O desembargador fez um relato sobre os custos econômicos e para o meio ambiente das eleições que utilizavam cédulas de papel passando pelas dificuldades geográficas de promover eleições na região amazônica até a celeridade que urna eletrônica trouxe para o processo eleitoral. O desembargador também falou sobre a mudança no horário das eleições acreanas para se adaptar ao horário de Brasília.
A segunda palestra foi realizada pela juíza Flávia Viana sobre “A participação das mulheres na política no Brasil e no mundo”. A Juíza apresentou números que mostram a presença tímida das mulheres ocupando lugares de poder em partidos e em cargos públicos. Falou sobre a violência política de gênero no Brasil e afastam as mulheres da vida política e as iniciativas de combate do Tribunal Superior Eleitoral.
Na programação do Seminário Internacional de Direito Eleitoral e Ambiental Amazônico, pela parte da tarde, o desembargador Carlos Prudêncio palestrou sobre “Como será a Eleição Eletrônica no Futuro”. O desembargador fez um relato sobre o desenvolvimento do protótipo da urna eletrônica e como atuou na defesa e na realização da primeira eleição utilizando o equipamento na cidade catarinense de Bruske, em 1989.
O juiz Federal Leonardo Hernandez palestrou sobre “ As ações afirmativas e o Processo Eleitoral Amazônico”, um relato sobre as particularidades da região na aplicação do Direito.
O consultor internacional para eleições digitais, Giuseppe Dutra Janino, ministrou a palestra: “A maior eleição digital do planeta. Uma história de sucesso”.
Janino exerceu o cargo de Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral por 15 anos. Fez parte da equipe que projetou o coletor eletrônico de voto. É coautor do Projeto da Urna Eletrônica do Sistema Eleitoral Brasileiro.
Macapá, AP, 27 de junho de 2022
Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Portal: www.tre-ap.jus.br
E-mail: ascom@tre-ap.jus.br