TRE Amapá sedia evento de Escuta Ativa para construção do Plano Estadual da Pessoa com Deficiência
Durante o encontro, foram ouvidas lideranças de diversas entidades representativas

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) foi parceiro e sede, nesta terça-feira, 29, do evento Escuta Ativa para Construção do Plano Estadual da Pessoa com Deficiência, promovido pelo Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência (CONADE). A iniciativa reuniu representantes de instituições públicas, associações da sociedade civil e pessoas com deficiência no auditório do TRE-AP, com o objetivo de identificar demandas e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas inclusivas no estado.
Durante o encontro, foram ouvidas lideranças de diversas entidades representativas, que trouxeram contribuições para a estruturação do plano estadual voltado à promoção de direitos e à ampliação da acessibilidade. Representantes do Governo do Estado também participaram da escuta, fortalecendo o diálogo interinstitucional.
A Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRE-AP esteve representada pela servidora Suellen Gemaque. Em sua fala, Suellen destacou o papel ativo do Tribunal na pauta da inclusão.
"O TRE Amapá é sensível às questões de acessibilidade e tem se consolidado como referência no âmbito da Justiça Eleitoral no cumprimento das normas de inclusão e na implementação de práticas acessíveis. A participação nesse processo reforça nosso compromisso institucional”, disse.
A escuta ativa é uma das etapas para a construção do plano estadual, pois garante a participação direta das pessoas com deficiência na definição de prioridades e ações governamentais. A expectativa é que, a partir das contribuições recebidas, seja possível construir um plano efetivo, que reflita a realidade e as necessidades da população amapaense com deficiência.