CRE-AP é premiada pela Corregedoria Geral Eleitoral
Ação realizada em 2022 em parceria com a EJE-AP foi destaque em quesito de inclusão e diversidade

A Corregedoria Regional Eleitoral do Amapá recebeu o Selo Destaque Cidadania 2022-2023 pela ação “Democracia e Inclusão: promovendo a plena participação política dos povos indígenas do Amapá”. O reconhecimento, outorgado pela Corregedoria Geral da Justiça Eleitoral, foi pela contribuição na temática “Atendimento, Inclusão e Diversidade”.
A ação premiada foi realizada em abril de 2022, pela Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-AP, (CRE-AP) em conjunto com a Escola Judiciária Eleitoral do TRE Amapá (EJE-AP). Indígenas da etnia Wajãpi, que vivem na aldeia Aramirã, localizada a cerca de 100 km do município de Serra do Navio, dentro do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, foram assistidos com treinamento de eleitores para o pleito de 2022.
As equipes da Corregedoria, a época sob gestão do presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, e da EJE-AP, apresentaram os recursos da urna eletrônica e ensinaram os indígenas como registrar o voto, uma forma de agilizar o processo no dia do pleito. O treinamento foi bem recebido pelos Wajãpi, mesmo eleitores que já conheciam o equipamento fizeram questão de treinar. A aldeia possui cerca de 450 eleitores.
“Essa experiência positiva na minha gestão como corregedor eleitoral em 2022, agora reconhecida pela Corregedoria Geral Eleitoral, é um incentivo para continuar o trabalho junto aos povos originais do Amapá. Nosso eleitorado indígena é expressivo, por isso temos um trabalho continuado de valorização e aproximação desses eleitores da Justiça Eleitoral amapaense”, explicou o desembargador João Lages.