Novembro: mês de alerta a saúde masculina
Novembro Azul é uma campanha de conscientização voltada para o público masculino sobre a importância dos cuidados com a saúde, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata

O alerta mundial é para a redução de casos da doença, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mata um homem a cada 38 minutos no Brasil.
Assim como o câncer de mama nas mulheres, o diagnóstico precoce garante cura na maioria dos casos de câncer de próstata. A partir dos 45 anos, os homens devem realizar o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Especifico), que permite avaliar alterações da glândula e a presença de células suspeitas.
Durante todo o mês por meio das redes social do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá serão divulgadas informações sobre o câncer de próstata e o diagnóstico precoce.
Como, quando e por que se prevenir?
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Hoje, ele é o sexto mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, o que representa cerca de 10% do total de cânceres.
A doença ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada.
Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames específicos indicados pelo médico, a partir dos 45 anos. Já entre outros homens que possuem histórico familiar da doença, devem avisar seu médico previamente.
O diagnóstico precoce é hoje a arma mais importante. Quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são muito mais altas.