Justiça Eleitoral realiza audiência pública na Aldeia Aramirã

O momento de escuta buscou conhecer as demandas da população indígena que vive no local

O momento de escuta buscou conhecer as demandas da população indígena que vive no local

Em Aramirã foi realizado mais um evento para conhecer as demandas da população indígena que vive no local. A audiência pública, realizada no Centro de Convivência Waiãpi, foi presidida pelo desembargador João Lages, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), e contou com a participação do Pleno do Tribunal, além de representantes dos Poderes Legislativo e Executivo.

Na mesa, a prefeita de Pedra Branca do Amapari, Beth Pelaes, e o vice-presidente da Câmara de Vereadores do munícipio, Vereador Branco, ouviram as demandas sobre a reforma de escolas, ampliação do serviço de transporte, coleta de lixo na aldeia, entre outras necessidades.

As pautas relativas ao eleitoral também foram expostas, entre elas a criação de mais uma seção eleitoral em Aramirã. Atualmente, a aldeia possui mais de 400 eleitores, e a criação de uma nova seção contribuiria para acelerar o processo de votação. O presidente do TRE Amapá se pronunciou a favor de analisar a proposta, mas adiantou que vai ampliar a quantidade de urnas eletrônicas para atender o povo Waiãpi.

Ainda dentro dos assuntos eleitorais, foi solicitado pelos indígenas o aumento de combustível e alimentação para o dia do pleito. A proposta foi acolhida pelo TRE-AP.

Na oportunidade, os professores que participaram da formação promovida pela Justiça Eleitoral formularam uma carta com as reivindicações e necessidades da comunidade indígena e entregaram ao presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, para anexar a ata da audiência.

As demandas sob a competência do estado serão colocadas em ata para se tornar um processo administrativo.

“As reclamações e necessidades colhidas aqui certamente serão encaminhadas aos órgãos competentes. A Justiça Eleitoral está pronta para ouvir não só as demandas eleitorais, mas contribuir para que os anseios da comunidade sejam conhecidos”, explicou o desembargador João Lages.

Audiências Públicas

A realização de audiências públicas faz parte do Plano de Gestão para o Biênio 2023-2025. Esta é a segunda audiência pública promovida pela Justiça Eleitoral, a primeira foi realizada em setembro de 2023 no Distrito de Aporema, em Tartarugalzinho. A meta do TRE Amapá é promover audiências em todos os municípios do Amapá.

Em Aramirã, a audiência contou com aproximadamente 200 pessoas. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE Amapá no YouTube e está disponível na plataforma (clique aqui).

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido