Propaganda irregular pode ser denunciada pelo aplicativo Pardal

Qualquer pessoa, em todo o Amapá, pode denunciar irregularidades na propaganda eleitoral.

Qualquer pessoa, em todo o Amapá, pode denunciar irregularidades na propaganda eleitoral.

Desde o dia 16 de agosto, deu-se início a campanha eleitoral nas ruas e na internet por candidatos e candidatas para as Eleições 2024. Os eleitores de todos os municípios do Amapá que identificarem irregularidades na propaganda podem fazer denúncias através do aplicativo Pardal.

O presidente em exercício e corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Carmo Antônio de Souza, por meio do Provimento/TRE-AP nº 8, que dispõe sobre as rotinas para o exercício do poder de polícia sobre a propaganda eleitoral no 1º Grau de Jurisdição da Justiça Eleitoral do Amapá nas Eleições Municipais de 2024, estabeleceu o aplicativo como um dos canais oficiais de denúncias sobre irregularidades no processo eleitoral. Ele destacou a importância do Pardal para as Eleições Municipais 2024.

“É um canal direto com a Justiça Eleitoral, de forma gratuita, simples e confiável todos os cidadãos e cidadãs podem contribuir com o processo democrático seguro e igualitário”, disse.

A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). Em 2022, o canal recebeu um total de 38.747 denúncias em todo o país.

Sobre o Pardal

O Pardal é um sistema que promove a participação popular, a transparência e a integridade do processo eleitoral. Ele permite que, além de irregularidades na propaganda eleitoral, sejam denunciadas outras práticas ilegais, como compra de votos, abuso de poder econômico e político, utilização indevida da máquina pública para fins eleitorais e uso inadequado dos meios de comunicação social.

Como denunciar irregularidades eleitorais usando o app

Para garantir a integridade das eleições e combater práticas irregulares, o aplicativo Pardal oferece uma maneira fácil e acessível de registrar denúncias eleitorais. Confira:

  • O primeiro passo é baixar o aplicativo Pardal na loja de aplicativos do seu celular. Para usuários de Android, acesse o Google Play, e para usuários de iOS, a App Store.
  • Após a instalação, abra o aplicativo e selecione a opção 'Fazer uma denúncia'.
  • Escolha o tipo de denúncia e se você deseja denunciar propaganda eleitoral irregular, informe o estado, município, bairro e endereço onde a irregularidade aconteceu. Selecione a eleição e o objeto da denúncia. Em seguida, indique o cargo e o candidato envolvido.
  • Descreva a denúncia e anexe evidências, como fotos, vídeos ou áudios. Após preencher as informações, clique em 'Enviar Denúncia'.
Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido