Cidadania: TRE Amapá conscientiza estudantes em Cutias
A equipe da 10ª Zona Eleitoral incentiva a formação política de estudantes através de palestras sobre eleições, cidadania e políticas públicas
As Eleições Municipais de 2024 já terminaram, mas a Justiça Eleitoral segue com suas ações permanentes de conscientização e cidadania. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da 10ª Zona Eleitoral, iniciou nesta quarta-feira, 4, o projeto “Eleições de Prioridades” para os alunos da Escola Estadual Lourimar Simões, localizada no município de Cutias do Araguari. O projeto tem como objetivo fortalecer a formação política dos estudantes e promover a conscientização sobre a importância da participação cidadã na escolha de políticas públicas.
As palestras educativas reúnem aproximadamente 15 turmas dos Ensinos Fundamental e Médio, nos turnos da manhã e tarde. Além das palestras, o projeto conta com a exposição “500 anos de Eleições no Brasil”, que retrata a evolução histórica do processo eleitoral no país.
“Esperamos que, com essas atividades, esses jovens, que são nossos futuros eleitores, se tornem cidadãos conscientes e engajados com a importância das políticas públicas para o desenvolvimento de sua comunidade, município, estado e país”, afirmou o chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral, Francisco Serafim, que acompanha as atividades no município.
As atividades do projeto continuam na quinta-feira, 5 de dezembro, quando os alunos terão a oportunidade de participar de uma eleição utilizando a urna eletrônica e conhecer mais sobre o processo eletrônico na prática. Este será o primeiro contato desses futuros eleitores com o equipamento. Além disso, um representante da escola apresentará o resultado da eleição simulada para os candidatos eleitos nas Eleições Municipais de 2024 em Cutias durante a Sessão Solene de Diplomação, que ocorrerá na sexta-feira, 6.
O projeto “Eleições de Prioridades” foi desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP) e integra as ações do Programa Eleitor do Futuro. O objetivo é despertar a formação política de crianças e adolescentes, promovendo a conscientização sobre a relevância da participação cidadã na escolha de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social.