TRE Amapá participou do XXI Encontro Nacional das EJEs
O CODEJE aconteceu em Curitiba-PR nos dias 4 e 5 de julho

A Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP) foi representada no evento pelo coordenador Rinaldo Farias e pela chefe da seção de projetos da EJE-AP, Zelina Pereira. O encontro dos Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais, realizado na capital paranaense, teve como objetivo discutir assuntos importantes para o trabalho das EJEs de todo o Brasil nos meses que antecedem as Eleições Municipais de 2024.
Na abertura do evento, o presidente do CODEJE, desembargador Jorge Dall' Agnol, ressaltou a importância da estruturação das Escolas Judiciárias do Brasil, diante do papel educativo que desempenham.
"Precisamos repensar as escolas de modo a eliminar as diversidades que encontramos, sejam elas étnicas, econômicas ou de qualquer outra natureza", disse.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia participou de forma remota e salientou que as capacitações voltadas aos que participam do processo eleitoral garantem uma eleição “segura, transparente e correta de acordo com a legislação”.
O Ministro Cristiano Zanin, diretor da EJE do Tribunal Superior Eleitoral (EJE-TSE), ministrou uma palestra sobre os desafios das Escolas Judiciárias em 2024, destacando os resultados positivos da reunião com os regionais para o processo eleitoral.
"Isso capacita todos os atores que trabalharão nas eleições municipais deste ano. Portanto, este é um encontro que fomenta a troca de experiências, conhecimentos e conteúdo, tudo visando contribuir para futuras eleições", destacou Zanin.
Durante os dois dias do encontro, foram discutidos as estratégias para o cumprimento das demandas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o combate a desinformação e ao abuso dos meios de comunicação, fraudes e cotas de gênero, entre outros temas.
"É sempre importante esse alinhamento, pois as Escolas Judiciárias em todo o Brasil desempenham um papel educativo e formativo significativo, daí a necessidade da atualização, capacitação e a troca de boas práticas", ressaltou o coordenador da EJE-AP, Rinaldo Farias.
Comunicação no CODEJE:
Durante o XX CODEJE os assessores de comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil tiveram reunião de trabalho para alinhar a atuação na divulgação do Calendário Eleitoral e também para discutir estratégias de apoio ao trabalho das Escolas Judiciárias Eleitorais. A assessora de comunicação do TRE Amapá, a jornalista Roberta Lia Bezerra, participou do encontro.
"O trabalho alinhado e colaborativo entre as Assessorias e Secretárias de comunicação do Brasil é muito importante para fortalecer a imagem e a atuação da Justiça Eleitoral, daí a importância dessas reuniões periódicas entre as ASCONs", afirmou.