Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: Justiça Eleitoral do Amapá reforça compromisso com eleições inclusivas
Campanhas de incentivo ao voto estão entre as ações em destaque

No dia 21 de setembro, celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma data que simboliza a busca contínua por direitos e pela inclusão de pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade.
A Justiça Eleitoral do Amapá, comprometida em promover eleições acessíveis e inclusivas, busca sensibilizar essa parcela do eleitorado a participar do processo eleitoral por meio do voto. Para isso, as campanhas de incentivo ao exercício desse direito são frequentemente divulgadas nas redes sociais e no site da instituição. Além de destacar a importância do voto, a acessibilidade da urna eletrônica também é um tema central das campanhas, que, este ano, são protagonizadas pela Embaixadora da Acessibilidade e Inclusão da Justiça Eleitoral do Amapá, a atleta paralímpica Wanna Brito.
A Embaixadora
Desde agosto de 2024, a acessibilidade no TRE Amapá conta com uma embaixadora que atua como representante em eventos e campanhas, além de promover as iniciativas da Justiça Eleitoral amapaense para tornar as eleições mais inclusivas. A atleta Wanna Brito, medalhista nas Paralimpíadas de Paris, é a porta-voz dessas ações, incentivando a participação plena de todos os cidadãos, independentemente de sua condição física.
Clique aqui para acessar a campanha de incentivo ao voto de pessoas com deficiência.
Coordenador de Acessibilidade
Como forma de prestar assistência aos eleitores com deficiência, o coordenador de acessibilidade passou a fazer parte das equipes de mesários que atuarão em todos os locais de votação do estado. No pleito de 2024, o colaborador também terá a função de coletar informações de pessoas com deficiência que ainda não estão incluídas no cadastro eleitoral. Essa coleta ocorrerá no momento do voto, uma maneira de manter atualizadas as informações da Justiça Eleitoral sobre o eleitorado.
Compromisso da Justiça Eleitoral do Amapá
“Nesta data que marca a luta da pessoa com deficiência, a Justiça Eleitoral do Amapá, a poucos dias das eleições, reforça o compromisso de garantir que todos os eleitores, independentemente de sua condição física, possam exercer sua cidadania por meio do voto. Nesse sentido, o TRE-AP segue trabalhando para que as eleições de 2024 sejam marcadas por uma participação mais ampla, eliminando barreiras e assegurando que todos possam exercer o direito de escolher seus representantes”, disse o presidente em exercício do TRE Amapá, desembargador Carmo Antônio de Souza.