TRE Amapá participa da campanha “Papai Noel dos Correios” e leva alegria a crianças ribeirinhas
Crianças que vivem distantes dos centros urbanos e para as quais um gesto de afeto faz ainda mais diferença

O espírito do Natal ganhou forma de carinho, esperança e solidariedade na manhã desta quarta-feira (17), com a participação do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) na entrega dos presentes arrecadados por meio da campanha “Papai Noel dos Correios 2025”.
A ação resultou na doação de brinquedos e materiais escolares, que irão transformar o Natal de 73 crianças em situação de vulnerabilidade social, estudantes da rede pública de ensino de comunidades ribeirinhas do arquipélago do Bailique, atendidas pela 14ª Zona Eleitoral.
A entrega foi realizada pelo Presidente do TRE-AP, desembargador Carmo Antônio de Souza, acompanhado pela Diretora-Geral, Dilma Pimenta, e pelos secretários Heverton Fernandes, da Gestão de Pessoas; Elinete Nunes, da Administração e Orçamento; Jimmy Macedo, representando a Secretaria de Tecnologia da Informação; e Lena Mendes, Coordenadora da CODES – Coordenadoria de Desenvolvimento.
Os presentes foram repassados ao coordenador da campanha e representante da Superintendência regional dos Correios no Amapá, Alcyr Pires, responsável pela distribuição dos presentes às crianças.
As cartinhas, todas escritas à mão, revelam sonhos simples, mas cheios de significado. Cada pedido atendido representa mais do que um presente: é a certeza de que essas crianças não estão sozinhas e que o Natal também chega pelos rios da Amazônia.
Todas as doações foram feitas por servidores, estagiários e colaboradores da sede do TRE-AP e das zonas eleitorais do interior, que se mobilizaram para apadrinhar as cartas e tornar o fim de ano dessas crianças mais feliz.

O presidente do TRE-AP, Desembargador Carmo Antônio de Souza, ressaltou o valor humano da iniciativa e o engajamento dos servidores.
“Estamos aqui dando a nossa contribuição para manter viva a simbologia do Natal. Cada presente entregue representa cuidado, afeto e a realização de pequenos grandes sonhos. Crianças que vivem distantes dos centros urbanos e para as quais um gesto de afeto faz ainda mais diferença. Parabenizo os Correios e todos os servidores que participaram dessa corrente de solidariedade”, afirmou.

Sobre a campanha
Em 2025, a campanha Papai Noel dos Correios chega à sua 36ª edição e segue promovendo não apenas o espírito natalino, mas também a educação e a cidadania. Por meio da escrita das cartas, as crianças desenvolvem habilidades de redação, aprendem sobre endereçamento correto, uso do CEP e do selo postal, conteúdos trabalhados em sala de aula com o apoio das escolas.
Ao longo dos anos, a iniciativa cresceu e passou a envolver empregados dos Correios, instituições públicas e a sociedade em geral, criando uma grande rede de solidariedade. Mais uma vez, o TRE Amapá integrou essa rede como padrinho corporativo, ajudando a levar alegria, dignidade e esperança a crianças que sonham com um Natal mais feliz. Porque no Natal, todo mundo pode ser Noel — e quando a solidariedade navega pelos rios, ela chega ainda mais longe.

