TRE Amapá participa da 3ª edição do Judiciário Sustentável, promovida pelo CNJ
O evento reúne representantes de todo o país com o objetivo de fomentar boas práticas sustentáveis.

A servidora Suellen Gemaque, presidente da Comissão de Sustentabilidade do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), representa o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) na 3ª edição do Judiciário Sustentável, que teve início nesta segunda-feira, 30 de junho, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. O evento reúne representantes de todo o país com o objetivo de fomentar boas práticas, fortalecer redes de colaboração e renovar o compromisso do Poder Judiciário com um futuro mais justo, equilibrado e sustentável.
Na cerimônia de abertura, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, destacou que a sustentabilidade deve ser entendida como um valor institucional permanente e transversal às atividades do Judiciário. Em seu discurso, ressaltou que os impactos da crise climática já são evidentes e exigem uma atuação responsável, inovadora e transparente das instituições.
“Nosso compromisso vai além da mitigação. Buscamos promover soluções inovadoras e manter um diálogo contínuo com a sociedade e com comunidades afetadas”, afirmou Barroso.
Entre os destaques do evento está o lançamento do 9º Balanço de Sustentabilidade do Poder Judiciário (ano-base 2024), que apresenta avanços expressivos em diversas frentes. O relatório aponta, por exemplo, uma redução de 82% no uso de copos descartáveis entre 2015 e 2024, caindo de 3,2 milhões para 582 mil unidades. O TRE Amapá está entre os tribunais que contribuiu para essa redução, como destaca a presidente da Comissão de Sustentabilidade. “ A retirada de circulação dos corpos descartáveis da sede do TRE Amapá representou um passo importante na adoção de práticas sustentáveis no regional que segundo a tabela de sustentabilidade, divulgada no evento, coloca a Justiça Eleitoral Amapaense, que antes ocupava a 6° posição, em 4° lugar no Brasil”, explica Suellem Gemaque.
A evolução é motivo de orgulho:
🔸 2022 – 18ª colocação
🔸 2023 – 8ª colocação
🔸 2024 – 6ª colocação
🔸 2025 – 4º melhor do segmento eleitoral
O evento segue com painéis, oficinas e a troca de experiências entre os tribunais, além da premiação Juízo Verde 2025.
Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Contatos ASCOM TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020