Corregedoria conclui inspeção de 2025 na 2ª Zona Eleitoral de Macapá, maior colégio eleitoral do Amapá
A inspeção avaliou o funcionamento de sistemas como PJe, ELO, Infodip e Justifica, além da estrutura física, quadro de pessoal e atendimento ao público

A Corregedoria Regional Eleitoral do Amapá (CRE-AP) concluiu, nesta sexta-feira, 9 de maio, a Inspeção de Ciclo 2025 na 2ª Zona Eleitoral de Macapá. Durante a semana, a equipe da Corregedoria, junto aos servidores do cartório, realizou atividades de verificação e orientação administrativa, com foco na eficiência dos serviços prestados à população.
A 2ª Zona Eleitoral abrange a zona sul de Macapá e o Arquipélago do Bailique, consolidando-se como o maior colégio eleitoral do estado. A inspeção avaliou o funcionamento de sistemas como PJe, ELO, Infodip e Justifica, além da estrutura física, quadro de pessoal e atendimento ao público.
O corregedor regional eleitoral, desembargador Agostino Silvério, ressaltou a importância do trabalho integrado entre a Corregedoria e os cartórios: “Mais do que fiscalizar, a inspeção é uma oportunidade de escuta e de troca com os servidores da ponta. É nesse contato direto que conseguimos orientar, identificar soluções e valorizar boas práticas que estão fazendo a diferença para o eleitorado”, afirmou.
A juíza titular da 2ª Zona Eleitoral, Stella Ramos, destacou a vocação da unidade para a inovação e o compromisso com o acesso à Justiça Eleitoral: “Temos buscado não apenas garantir o pleno exercício da cidadania, mas também promover um diálogo mais humanizado com as comunidades, inclusive nas regiões mais distantes. As ações itinerantes no Bailique são exemplo disso, e agora queremos ir além, com iniciativas educativas e de conscientização social”, disse a magistrada.
Stella Ramos também integra o Comitê de Inovações do TRE-AP e vem conduzindo o desenvolvimento de projetos voltados à modernização da gestão cartorária, com apoio da Corregedoria Regional Eleitoral.
A equipe da CRE-AP foi composta pelo desembargador Agostino Silvério, o coordenador Breno Dias, a analista judiciária Ana Cristina Paz e os servidores José Temístocles, Alisson França, Walmira Braga e Rosângela Regis. Eles foram recebidos pela juíza Stella Ramos e pela chefe de cartório Débora Passos e o assistente da chefia Felipe Bentes.
A agenda de inspeções segue nas próximas semanas com visitas às demais zonas eleitorais da região metropolitana e interior do estado.