Semana de Combate ao Assédio contou com programação do TRE Amapá
O evento promoveu reflexões sobre o assédio no ambiente de trabalho e seus impactos na saúde mental e na qualidade de vida de servidores e colaboradores

Com o objetivo de incentivar denúncias, ampliar a conscientização e fortalecer o enfrentamento ao assédio e à discriminação no ambiente institucional e em toda a sociedade, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu, em 2020, a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação no âmbito do Poder Judiciário.
Desde então, tribunais de todo o país realizam anualmente programações educativas e reflexivas sobre o tema. Este ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) promoveu, entre os dias 5 e 9 de maio, uma série de atividades em parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais do Pará (TRE do Pará) e do Acre (TRE-AC), o Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA) e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8).
A iniciativa foi direcionada a servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores, estagiárias e estagiários da Justiça Eleitoral do Amapá, com o propósito de construir um ambiente institucional mais seguro, inclusivo e respeitoso.
A programação incluiu palestras e rodas de conversa com especialistas da área jurídica, psicológica e institucional, abordando o enfrentamento ao assédio moral e sexual, bem como práticas discriminatórias, sob diversas perspectivas. As atividades foram realizadas de forma híbrida, com transmissões ao vivo, para permitir maior participação e difusão dos conteúdos.