TRE Amapá inicia curso de capacitação em equidade racial
Formação busca promover ambiente institucional antirracista, inclusivo e comprometido com a valorização da diversidade étnico-racial

Na tarde desta segunda-feira, 26 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) deu início ao curso de Capacitação em Equidade Racial para Gestores, Servidores (as), Terceirizados (as) e Estagiários (as), com o objetivo de fomentar um ambiente institucional mais inclusivo, antirracista e equitativo.
A formação é promovida pela Escola Judicial Eleitoral do Amapá (EJE-AP) e será realizada em três encontros presenciais, no auditório da instituição, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TRE Amapá no YouTube.
O conteúdo da capacitação tem como foco a compreensão crítica e prática da equidade racial, o enfrentamento ao racismo estrutural e a valorização da diversidade étnico-racial no serviço público.
O primeiro módulo da capacitação tratou da Introdução à Equidade Racial e ao Racismo Estrutural, iniciando com a apresentação dos participantes e dinâmicas voltadas ao reconhecimento das experiências raciais vividas nos espaços institucionais. Foram abordados temas fundamentais como:
- Conceitos de raça, racismo, discriminação e preconceito;
- Racismo estrutural, institucional e interpessoal;
- A construção social da ideia de raça no Brasil;
- Identidades indígenas: reconhecimento e negação;
- A presença dos povos indígenas no Amapá;
- O papel do Estado na produção e redução das desigualdades étnico-raciais.