TRE Amapá promove capacitação sobre Educação Linguística no atendimento à comunidade LGBT
O evento será transmitido ao vivo pelo Canal do TRE Amapá no YouTube

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AP), promoverá no dia 20 de maio, às 15h, uma capacitação com foco na Educação Linguística no atendimento à comunidade LGBT na Justiça Eleitoral do Amapá. O evento acontecerá no auditório do TRE e será aberto a magistrados (as), servidores (as), colaboradores (as), estagiários (as) e demais pessoas interessadas no tema. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE no YouTube.
A formação será conduzida por Fleur Duarte, servidora da Secretaria Estadual de Mobilização e Participação Popular do Amapá, mulher trans, suplente de vereadora e ativista dos direitos humanos. Com trajetória marcada pelo engajamento social, Fleur reforça a importância do letramento linguístico como ferramenta de combate à discriminação.
“O preconceito tem diversos impactos na vida de pessoas LGBT, especialmente mulheres trans e travestis, que muitas vezes não conseguem estar dentro dos órgãos públicos gozando de seus direitos e acessando serviços essenciais. A meta é quebrar essas barreiras por meio da educação e da informação, combatendo o preconceito em todas as suas formas”, destacou a ministrante.
A capacitação integra as ações institucionais do TRE Amapá voltadas à promoção da cidadania, da inclusão e do respeito à diversidade, com propósito de melhorar o atendimento humanizado e alinhado aos direitos fundamentais de todas as pessoas.