TRE Amapá promove mesa-redonda sobre valorização e direitos da pessoa idosa

A ação integra as atividades do Comitê Amigo da Pessoa Idosa

TRE Amapá promove mesa-redonda sobre valorização e direitos da pessoa idosa
TRE Amapá promove mesa-redonda sobre valorização e direitos da pessoa idosa

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio do Comitê da Pessoa Idosa, realizou nesta segunda-feira, 24, uma mesa-redonda voltada aos servidores e ao público idoso, com o tema Valorização e Direitos da Pessoa Idosa. O encontro aconteceu no plenário do Tribunal e integra as ações de promoção da cidadania e inclusão do público idoso.

O encontro contou com a mediação do psicólogo Marcílio Lira e a participação da delegada Lívia Pontes, do promotor de Justiça Dr. Flávio Cavalcante e da juíza Alaíde de Paula, titular da 14ª Zona Eleitoral e presidente da Comissão de Acessibilidade. A programação também incluiu uma atividade voltada ao bem-estar emocional, conduzida pela psicóloga e professora, doutora Diney Adriana de Oliveira.

A delegada Lívia Pontes apresentou os principais tipos de violência que atingem o público idoso, como crimes patrimoniais, psicológicos, golpes e situações de negligência. Ela também destacou medidas de prevenção e orientações para identificação de situações de risco.

O promotor de Justiça, Dr. Flávio Cavalcante, ressaltou a importância do debate permanente sobre os direitos da pessoa idosa.

“O debate precisa ocorrer durante todo o ano. Estar no TRE, guardião da democracia, reforça a mensagem de que a cidadania não se encerra aos 70 anos. Ao contrário, precisa ser fortalecida”, afirmou.

Ele também orientou sobre a importância da atualização biométrica e da participação eleitoral para fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

“A capacidade não tem idade”, concluiu ao abordar o instituto da curatela e a autonomia da população idosa.

TRE Amapá promove mesa-redonda sobre valorização e direitos da pessoa idosa

A titular da 14ª Zona Eleitoral, juíza Alaíde de Paula, destacou a relevância do voto e da representatividade como instrumentos de promoção de políticas públicas, especialmente nas áreas da saúde, educação e garantia de direitos. Ela reforçou ainda os direitos assegurados no dia da votação, como o acesso a seções eleitorais adaptadas e o direito a acompanhante na cabina de votação. Além disso, ressaltou a relevância do debate interinstitucional sobre o tema e a participação do público idoso, que pode manifestar suas demandas.

“É uma oportunidade para que o idoso venha e possa falar daquilo que necessita e anseia, para que nós, dentro da Justiça Eleitoral e das nossas possibilidades, possamos também atender. É muito importante o TRE estar com essa pauta de inclusão das pessoas idosas, porque às vezes elas ficam esquecidas, mas são pessoas que lutaram a vida inteira, que têm muita importância na sociedade e não podem nunca ser esquecidas”, concluiu.

Durante o encontro, participantes relataram vivências relacionadas ao envelhecimento e desafios que enfrentam no cotidiano. O evento também contou com uma apresentação cultural do Grupo Amor, que integra o Projeto Minha Gente, formado por integrantes acima de 60 anos, que abriu a programação com uma apresentação de Carimbó.

TRE Amapá promove mesa-redonda sobre valorização e direitos da pessoa idosa

A mesa-redonda reforça o compromisso do TRE Amapá em promover ações de acolhimento, valorização e fortalecimento da rede de proteção às pessoas idosas, ampliando a participação cidadã e aprimorando o atendimento desse público no âmbito da Justiça Eleitoral.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Contatos ASCOM TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido