Corregedoria Regional Eleitoral conclui a inspeção de ciclo na 4ª Zona Eleitoral de Oiapoque
A atividade teve caráter pedagógico e orientador, com o objetivo de avaliar a prestação jurisdicional e os serviços eleitorais, além de identificar boas práticas implementadas no cartório

A Corregedoria Regional Eleitoral do Amapá (CRE/TRE-AP) realizou, entre os dias 21 e 23 de outubro de 2025, a Inspeção de Ciclo na 4ª Zona Eleitoral, sediada no município de Oiapoque.
A atividade teve caráter pedagógico e orientador, com o objetivo de avaliar a prestação jurisdicional e os serviços eleitorais, além de identificar boas práticas implementadas no cartório.
Os trabalhos foram conduzidos pelo desembargador Agostino Silvério Júnior, vice-presidente e corregedor regional eleitoral, e contaram com a participação da juíza eleitoral Simone Moraes dos Santos, do promotor eleitoral Leonardo Rocha Leite de Oliveira, de servidores da Corregedoria, do cartório da 4ª ZE e de colaboradores do TRE-AP.
Durante a inspeção, foram analisados indicadores de produtividade, gestão processual e atendimento ao eleitor, por meio dos sistemas PJe, PJeCOR e BI – Eixo Produtividade. O relatório apontou excelentes resultados, com destaque para a taxa de congestionamento líquida de apenas 0,49%, o índice de atendimento à demanda de 267,82% e inexistência de processos pendentes de julgamento, o que garantiu à unidade pontuação máxima em todos os critérios avaliativos.
Durante a inspeção, também foram repassadas orientações administrativas e processuais e reconhecidas boas práticas da unidade, como ações de comunicação comunitária, atendimento itinerante em aldeias indígenas e iniciativas de sustentabilidade.
A 4ª Zona Eleitoral ainda apresentou sugestões à Corregedoria relacionadas à melhoria da infraestrutura, capacitação de servidores e ampliação de recursos tecnológicos para atender à crescente demanda eleitoral da região.

