Setembro Amarelo: TRE Amapá promove ações de valorização da vida nas Zonas Eleitorais de Mazagão e Santana
Durante a ação, foram entregues laços amarelos, símbolo da campanha, e divulgados canais de atenção à saúde mental

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e da Seção de Assistência Médica, Odontológica e Social (SAMO), realizou, na última sexta-feira, 12, visitas à 5ª e à 6ª Zonas Eleitorais, localizadas nos municípios de Mazagão e Santana. A iniciativa integrou a programação do Setembro Amarelo e teve como objetivo reforçar a importância da valorização da vida e do cuidado com a saúde mental de servidores e colaboradores.
Durante as ações, foram distribuídos laços amarelos, símbolo da campanha, além de divulgados canais de apoio e atenção à saúde mental, como o Plantão Psicológico oferecido pelo Tribunal, o Centro de Valorização da Vida (CVV) e as redes públicas de saúde.
“E nessa campanha do Setembro Amarelo também estamos enfatizando a importância de se buscar o cuidado e divulgar os serviços oferecidos pelo tribunal, como o Plantão Psicológico disponível para servidores, colaboradores, além das redes de saúde, o CVV, recursos que as pessoas podem utilizar quando não estiverem bem”, explicou o psicólogo e chefe da Seção de Serviços de Assistência Médica, Odontológica e Social (SAMO), Marcílio Lira.
Além da sensibilização, os servidores puderam conhecer e receber informações sobre o canal de escuta permanente disponibilizado pela Justiça Eleitoral amapaense, um espaço de apoio voltado ao fortalecimento do bem-estar de magistrados, servidores, colaboradores e estagiários.
“A gente como multiplicador também tem que receber essa mensagem e ficar atento aos sinais que podem trazer transtornos mentais e problemas que podem ter consequências mais graves”, disse o chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral, Gerson Miranda.
Para a equipe responsável pelas visitas, o objetivo é ampliar a divulgação da campanha, fortalecer a cultura de acolhimento no Tribunal e incentivar que todos busquem ajuda sempre que necessário.
“É por isso que nós, da Secretaria de Gestão de Pessoas, estamos indo até as Zonas Eleitorais levar essa mensagem sobre saúde mental e valorização das pessoas, que são o maior patrimônio do Tribunal”, concluiu o secretário de Gestão de Pessoas, Heverton Fernandes.
A ação foi bem recebida nas unidades visitadas. Para o chefe de cartório da 6ª Zona Eleitoral, em Santana, Givanildo Quaresma, a valorização da saúde mental deve ser vista como prioridade.
“As pessoas são o maior patrimônio de um órgão público, de uma empresa, enfim, a vida humana é muito importante. Então valorizar a saúde mental valorizar as pessoas é fundamental para que a gente tenha uma sociedade mais saudável”, concluiu o chefe de cartório da 6ª Zona Eleitoral, de Santana, Givanildo Quaresma.