TRE Amapá participa do Fórum Nacional VERDEMOCRACIA, em Belém
O evento reúne autoridades do Judiciário, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os desafios da Justiça Eleitoral diante das mudanças climáticas

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) está participando do Fórum Nacional VERDEMOCRACIA, que acontece em Belém, no Pará, entre os dias 15 e 17 de setembro. O evento reúne autoridades do Judiciário, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os desafios da Justiça Eleitoral diante das mudanças climáticas. O fórum, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), foi aberto na noite da última segunda-feira, 15.
O presidente do TRE-AP, desembargador Carmo Antônio de Souza, acompanha a programação junto da Diretora-geral, Dilma Pimenta; da secretária de Administração, Orçamento e Finanças, Elinete Freitas; do secretário de Gestão de Pessoas, Heverton Fernandes; da secretária judiciária, Mylene Lages; e da servidora Silvana Benício, representante da Comissão de Sustentabilidade do Tribunal. A equipe participou da abertura e também das atividades na manhã desta terça-feira, 16.
Abertura
A cerimônia de abertura contou com a presença de ministros dos tribunais superiores, magistrados, representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil.
A conferência de abertura foi conduzida pela ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, com o tema “Democracia e Eleições: questões atuais”. Em sua fala, ela destacou o papel essencial da Justiça Eleitoral e prestou reconhecimento aos servidores que atuam em todo o país.
“Quero destacar o trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral, que são servidores de excelência, e, mais do que isso, são cidadãos de excelência”, afirmou.
Programação
Nesta terça-feira, 16, a programação contou com painéis e conferências no Teatro Maria Sylvia Nunes. Entre os destaques estão o painel “Processo Eleitoral e Novas Tecnologias”, a conferência “Democracia: o Ambiente e o Humano” e debates sobre custos ambientais, economia verde e compromissos democráticos.
Pela manhã, também houve o plantio simbólico de mudas típicas da região amazônica pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, por representantes dos Tribunais Superiores e presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. A ação, promovida pelo TRE do Pará, visa à redução da emissão de gases de efeito estufa, à compensação do carbono gerado pelas atividades do tribunal e ao estímulo de práticas conscientes e ambientalmente responsáveis no âmbito da Justiça Eleitoral, além de simbolizar o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.
Como parte da programação, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Cristiano Zanin, realizou uma reunião com os diretores e representantes das EJEs de todos os TRE's do Brasil para tratar de temas relacionados à atuação das escolas, especialmente sobre ações e projetos voltados à sustentabilidade.