TRE Amapá participa do Fórum Nacional VERDEMOCRACIA, em Belém

O evento reúne autoridades do Judiciário, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os desafios da Justiça Eleitoral diante das mudanças climáticas

TRE Amapá participa do Fórum Nacional VERDEMOCRACIA, em Belém
TRE Amapá participa do Fórum Nacional VERDEMOCRACIA, em Belém

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) está participando do Fórum Nacional VERDEMOCRACIA, que acontece em Belém, no Pará, entre os dias 15 e 17 de setembro. O evento reúne autoridades do Judiciário, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os desafios da Justiça Eleitoral diante das mudanças climáticas. O fórum, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), foi aberto na noite da última segunda-feira, 15.

O presidente do TRE-AP, desembargador Carmo Antônio de Souza, acompanha a programação junto da Diretora-geral, Dilma Pimenta; da secretária de Administração, Orçamento e Finanças, Elinete Freitas; do secretário de Gestão de Pessoas, Heverton Fernandes; da secretária judiciária, Mylene Lages; e da servidora Silvana Benício, representante da Comissão de Sustentabilidade do Tribunal. A equipe participou da abertura e também das atividades na manhã desta terça-feira, 16.

Abertura

A cerimônia de abertura contou com a presença de ministros dos tribunais superiores, magistrados, representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil.

A conferência de abertura foi conduzida pela ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, com o tema “Democracia e Eleições: questões atuais”. Em sua fala, ela destacou o papel essencial da Justiça Eleitoral e prestou reconhecimento aos servidores que atuam em todo o país.

“Quero destacar o trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral, que são servidores de excelência, e, mais do que isso, são cidadãos de excelência”, afirmou.

Programação

Nesta terça-feira, 16, a programação contou com painéis e conferências no Teatro Maria Sylvia Nunes. Entre os destaques estão o painel “Processo Eleitoral e Novas Tecnologias”, a conferência “Democracia: o Ambiente e o Humano” e debates sobre custos ambientais, economia verde e compromissos democráticos.

Pela manhã, também houve o plantio simbólico de mudas típicas da região amazônica pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, por representantes dos Tribunais Superiores e presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. A ação, promovida pelo TRE do Pará, visa à redução da emissão de gases de efeito estufa, à compensação do carbono gerado pelas atividades do tribunal e ao estímulo de práticas conscientes e ambientalmente responsáveis no âmbito da Justiça Eleitoral, além de simbolizar o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Como parte da programação, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Cristiano Zanin, realizou uma reunião com os diretores e representantes das EJEs de todos os TRE's do Brasil para tratar de temas relacionados à atuação das escolas, especialmente sobre ações e projetos voltados à sustentabilidade.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Contatos ASCOM TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido