Direto do Plenário - Partido da Mulher Brasileira (PMB) passará a se chamar Democrata
Mudança de nome foi aprovada pelo TSE, que também determinou à legenda o prazo de 90 dias para ajustes estatutários .
Ministra Cármen Lúcia participa de Seminário Nacional sobre Violência Política Contra as Mulheres no Brasil
Evento reuniu mulheres para fortalecer a democracia e enfrentar a violência de gênero .
Decisões da Semana no TSE – 24 a 28 de novembro
O “Decisões da Semana” traz os destaques do Plenário do TSE na sessão ordinária de 25 de novembro .
Clica e Confirma explica o Teste Público da Urna
Esta é a 8ª edição do evento, que é realizado desde 2009, nos anos que antecedem as eleições.
Confiabilidade, transparência e segurança: Teste da Urna 2025 começa na segunda (1º)
Evento é uma das etapas mais importantes de auditoria e fiscalização do processo eleitoral e ocorrerá até sexta (5), na sede do TSE, em Brasília (DF) .
Jovens que Transformam a Democracia no DF!
Palavras de esperança, aprendizado e protagonismo! O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal celebrou a diplomação do programa 'Eleitor do Futuro', um momento simbólico que reconhece o engajamento de milhares de estudantes na vivência prática da democracia. Foram 78 escolas no Eleitor do Futuro e mais três escolas no Programa de Formação de Políticos do Futuro, envolvendo mais de 28 mil alunos e alunas que montaram partidos, criaram campanhas, atuaram como mesários e votaram em urna eletrônica, aprendendo na prática como nasce e se fortalece o voto! Esses jovens já mostraram que este é o primeiro passo para transformar o futuro. Que venha um 2026 ainda mais democrático!
TSE alerta para aumento da violência contra as mulheres
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, fez um alerta sobre o retrocesso no combate à violência contra as mulheres, durante sessão que marcou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Ela destacou os 21 dias de ativismo no Brasil e a importância da igualdade de gênero na democracia.
Violência contra mulheres e democracia: um alerta para o Brasil
O evento “Democracia: Substantivo Feminino”, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, surgiu a partir de um dado que não pode ser ignorado: mais de 21 milhões de brasileiras relataram ter sofrido algum tipo de violência no último ano. Durante o encontro, o TSE reuniu mulheres de diferentes áreas para debater e refletir sobre como a violência interfere no direito delas de ocupar espaços de decisão e também o exercício pleno da cidadania. A presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia, destacou que o poder é do povo, e que as mulheres, sendo parte central desse povo, precisam estar protegidas e incluídas.

