Auditoria da Votação Eletrônica

Definido local para realização da Auditoria da votação eletrônica das eleições 2022

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica publicou edital (Edital 1/2022 e alteração - Edital nº 2/2022) contendo as informações relativas à escolha/sorteio das seções eleitorais que terão urnas eletrônicas auditadas no dia das Eleições 2022 (Teste de Integridade e Teste de Autenticidade), assim como do local onde será realizado o Teste de Integridade dos equipamentos.

A escolha/sorteio ocorrerá nos dias 1º de outubro (primeiro turno) e 29 de outubro (segundo tuno, se houver), às 08 horas, e o Teste de Integridade, que compreende a auditoria de 20 urnas eletrônicas será realizado nos dias 02 outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno, se houver), a partir das 07 horas.

Tanto a escolha/sorteio quanto o Teste de Integridade ocorrerão no Auditório da Escola Judiciária Eleitoral, no prédio do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, na Avenida Mendonça Júnior, 1502, no bairro Central de Macapá.

O Teste de Autenticidade, que compreende a auditoria de 03 urnas eletrônicas será executado no dia da eleição, em ambos os turnos, conforme as seções eleitorais escolhidas/sorteadas, na véspera do dia das eleições, nos dois turnos.

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, designada pela Resolução TRE-AP 574/2022 com as alterações da Resolução TRE-AP 577/2022 é composta pelos seguintes membros:
 
   - Dra. GELCINETE DA ROCHA LOPES - Juíza Presidente.
   - ANA BELA BARBOSA DE OLIVEIRA - Representante da Ouvidoria Judicial Eleitoral.
   - ANA CRISTINA FERREIRA DA PAZ - Representante da Secretaria de Administração e Orçamento e Secretária Adjunta da Comissão.
   - CLAURIANA CASTRO OLIVEIRA DA COSTA - Representante da Secretaria de Administração e Orçamento.
   - DIOLENO CARDOSO DE SOUSA - Representante da Secretaria Judiciária.
   - ELINETE NUNES FREITAS - Representante da Secretaria de Tecnologia da Informação.
   - FLÁVIA SILVEIRA AZEVEDO DA SILVA ARAÚJO - Representante da Diretoria-Geral.
   - FRANCISCO ROBERTO CAVALCANTE DANTAS - Representante da Secretaria de Gestão de Pessoas.
   - MARA RUTH VENTURA BAPTISTA SHARIF - Representante da Secretaria Judiciária e Secretária da Comissão.
   - PALOMA ROBERTA BRAGA - Representante da Assessoria da Presidência.
   - ROSÂNGELA COELHO RÉGIS - Representante da Corregedoria Regional Eleitoral.

   - Procuradora THEREZA LUIZA FONTENELLI COSTA MAIA - Representante do Ministério Público Eleitoral, junto à comissão.

O que é?
Votação pública, aberta e auditada, em uma urna eletrônica que estava pronta para uso na eleição, utilizando-se os votos em cédulas de papel preenchidas pelas entidades fiscalizadoras, que são depositadas em urnas de lona. Ao final, compara-se o resultado da urna eletrônica com os da urna que recebeu votos em papel.

Como funciona?
Na véspera da eleição, em cerimônia pública, escolhem-se ou sorteiam-se seções eleitorais em todos os estados e no Distrito Federal. Essas urnas eletrônicas, que estavam prontas para serem utilizadas, são transportadas para a sede do TRE ou local designado previamente, com amplo conhecimento público, e novas urnas são preparadas para uso nas eleições. No dia da eleição, em ambiente filmado e aberto ao público, a urna que estava pronta para ser utilizada na eleição será ligada e funcionará como se estivesse na seção eleitoral. A urna eletrônica receberá os mesmos votos que estão consignados nas cédulas de papel e, ao final do dia da eleição, o resultado eletrônico e o dos votos em papel são comparados. Todos os procedimentos são filmados em vídeo, publicados ao vivo pela internet e auditados por empresa independente, por auditor do TCU, além das entidades fiscalizadoras que acompanham todos os trabalhos da comissão.

Resultado esperado?

Demonstrar, de maneira simples e didática, que o funcionamento da urna eletrônica é correto, comprovando que o voto registrado pela urna eletrônica corresponde àquele inserido pelo eleitor.

Realizada desde 2002, a auditoria da votação eletrônica visa demonstrar, de maneira simples e didática, o funcionamento da urna eletrônica e a "contagem de votos" na emissão do boletim de urna - correspondente aos votos manuais inseridos na urna.

Durante o procedimento, como toda a votação é registrada em filmagem, ainda que haja erro humano no procedimento, que ocasione divergência entre os resultados da urna eletrônica e da contagem dos votos manuais, a falha que ocasionou a diferença poderá ser efetivamente identificada e comprovada com o apoio de sistema próprio de registro de votos e da filmagem.

A URNA ELETRÔNICA É SEGURA, TRANSPARENTE E AUDITÁVEL.

  • Edital nº 2 - CVP-ELE22 - Altera o Edital nº 1 - CVP - ELE22
  • Edital nº 1 - CVP-ELE22 - Divulga data/horário/local da escolha/sorteio das seções eleitorais que serão auditadas em Teste de Integridade e Teste de Autenticidade; e data/horário/local da realização da auditoria em Teste de Integridade.