TRE-AP treina pessoal e disponibiliza urnas eletrônicas para eleições dos Conselhos Tutelares em todo o Estado

Desembargadora Stella Ramos (Vice-presidente/Corregedora)

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) finaliza os preparativos para as eleições dos Conselhos Tutelares que ocorrerão neste domingo (4), das 8h às 17h, nos 16 municípios do Estado. Os Conselhos Municipais são os responsáveis pela condução do pleito, que ocorrerá de forma simultânea em todo o Brasil. Em Macapá, a votação será realizada em 18 escolas. A ação da Justiça Eleitoral é coordenada pela Corregedoria Eleitoral (CRE/TRE-AP), que é responsável pelas eleições parametrizadas (não oficiais).
 
No mês passado, a Corregedoria apresentou proposição para uniformização de procedimentos nas eleições parametrizadas. A ação foi aprovada pela Corte Eleitoral em Sessão Administrativa do Tribunal e facilitou a celeridade de documentos para o devido suporte do TRE nesse pleito de escolha dos Conselheiros Tutelares.
 
Participaremos das eleições do Conselho Tutelar com cessão de urnas eletrônicas, sistemas de votação e treinamento de pessoal. É uma forma de contribuirmos com o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente”, pontuou a Vice-Presidente/Corregedora Eleitoral, Desembargadora Stella Ramos.
 
Cessão de urnas eletrônicas e inserção de dados nos equipamentos
 
A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/TRE-AP) realizou todas as atividades de preparação de urnas eletrônicas e geração dos arquivos digitais de cadernos de votação. Já a Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE-AP) foi o setor responsável pelo treinamento dos mesários que trabalharão no processo seletivo.
 
De acordo com a secretária da STI, Elinete Freitas, ao todo, o TRE cederá 280 urnas eletrônicas (198 de seção e 82 de reserva) para atender 15 municípios do Estado. Ela explicou que o único município que optou em fazer eleição sem utilização de urna eletrônica foi o de Oiapoque, que utilizará oito urnas de lona.
 
Na capital amapaense serão utilizadas 129 urnas, sendo 99 de seção e 30 como contingência. Já no município de Santana, serão utilizados cinco locais de votação com 25 urnas de seção e oito de contingência.

A STI desenvolveu intenso trabalho nos meses de agosto e setembro envolvendo diversas atividades, entre inserção dos dados de eleitores, candidatos e seções nos sistemas, geração das mídias, carga das urnas, verificação de fotos e entrega das urnas.
 
A STI também treinou 69 técnicos para suporte à urna eletrônica (destes, 44 para o interior e 25 para Macapá). Os treinamentos ocorreram no período de 25 a 29 setembro de 2015.
 
Treinamento de pessoal
 
Nesta terça-feira (29), no Auditório do TRE, servidores da EJE treinaram 198 pessoas que serão mesários na eleição de Conselho Tutelar em todo o Estado (divididos em duas turmas, uma dos que trabalharão na capital e outra dos que atuarão no interior).
 
Conforme o coordenador da EJE, Rinaldo Farias, os mesários foram escolhidos pelos Conselhos Tutelares e irão compor as mesas receptoras de votos nas eleições. Ele esclareceu que o aprendizado conta com ensinamentos teóricos e práticos do funcionamento da urna eletrônica, cidadania, acessibilidade e fluxo de votação.

O TRE também disponibilizará um plantão no domingo para apoio técnico.
 
Elton Tavares - Assessoria de Comunicação e Marketing do TRE-AP
Foto: Vandy Ribeiro

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido