Exposição “500 anos de Eleição no Brasil” é apresentada no TRE do Amapá

A mostra faz uma leitura da evolução histórica das eleições no Brasil.

A mostra faz uma leitura da evolução histórica das eleições no Brasil.

A Escola Judiciária Eleitoral do Amapá diante do seu relevante papel pedagógico quanto ao fortalecimento da democracia representativa e da cidadania, vislumbrou a necessidade de elaborar um projeto que resgatasse o processo evolutivo das eleições no Brasil.

Daí materializa-se a Exposição “500 anos de Eleição no Brasil”, produzida pela EJE-TRE-AP, que já percorreu várias escolas públicas e privadas na capital, Macapá, e em outros municípios, dentro das ações da Caravana da Cidadania.

Na segunda-feira (23), durante sessão administrativa do TRE-AP, o diretor da EJA-TRE-AP, juiz Léo Furtado, fez a apresentação da nova estrutura da composição que está exposta na sede do Regional, em frente a biblioteca. “A princípio trabalhamos essa temática com a comunidade infanto-juvenil junto as instituições educacionais parceiras do Programa Eleitor do Futuro, agora ampliamos essas ações para os demais seguimentos da sociedade. Achamos importante levar essas informações à sociedade para que percebam que o processo democrático e os direitos hoje consolidado na constituição nem sempre se apresentaram desta forma”, destacou o diretor durante sua fala.

A presidente em exercício do TRE-AP, desembargadora Sueli Pini, parabenizou pela iniciativa da EJE, e aproveitou para sugerir que a exposição fosse estendida aos outros sistemas de Justiça e nas demais zonas eleitorais do Estado. “É onde temos um fluxo maior dessa clientela, onde temos um grande público que pode explorar as informações contidas nessa exposição”, concluiu.

Exposição “500 anos de Eleição no Brasil”
A mostra faz uma leitura da evolução histórica das eleições no Brasil a partir do período colonial até os dias atuais. A exposição é composta de 20 (vinte) painéis medindo 2,40m 0,80m repleto de imagens e pequenos textos explicativos que facilitam o entendimento e atraem os expectadores.
Na exposição pode-se observar como eram realizadas as primeiras eleições, como surgiram os partidos, a participação da igreja no Estado, como eram escolhidos os candidatos, quando se deu a participação da mulher na vida política, como eram os primeiros títulos e os vários modelos de urna (madeira, ferro, lona e eletrônica), quando se deu a criação da Justiça Eleitoral, qual o período da ditadura, quando ocorreram as eleições diretas, voto eletrônico, identificação biométrica e vários destaques.
Ainda, tem o objetivo de levantar uma reflexão de quanto evoluímos, quantas conquistas foram alcançadas e aonde estamos.

Visitação
Conforme o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral, Rinaldo Farias, a exposição ficará exposta na sede do TRE-AP (Avenida Mendonça Junior, 1502 - Centro, Macapá – AP), até o dia 30 de outubro, no horário das 12h às 19h.

“É o período que se registra um contingente considerável de visitantes e colaboradores em nossas instalações em razão do pleito vindouro, e em seguida será exposta em outras instituições públicas, shopping e demais eventos que registrem grande fluxos de pessoas”, explica.

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
98414-2659 32101-1504

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido