Jurisprudência da Corte Interamericana em feitos eleitorais é tema de curso promovido pelo TRE Amapá
A capacitação foi voltada a servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral amapaense

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE Amapá) encerrou, nesta quarta-feira (17), o curso on-line “Aplicando a Jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos em feitos eleitorais”, realizado nos dias 16 e 17 de dezembro, das 9h às 12h. A capacitação foi voltada a servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral amapaense.
Durante o curso, foram abordados, de forma prática, os principais aspectos do funcionamento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, com ênfase na liberdade de expressão e na aplicação das decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) no âmbito dos processos eleitorais. A proposta foi fortalecer o conhecimento técnico dos participantes e ampliar a compreensão sobre a incorporação dos tratados internacionais de direitos humanos no cotidiano da Justiça Eleitoral.
A capacitação foi ministrada por Elder Goltzman, servidor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Mestre em Direito e doutorando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, o instrutor atua como pesquisador na área de Direito Internacional e Direitos Humanos, com experiência acadêmica no Brasil e no exterior.
A iniciativa está alinhada às orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recomenda aos órgãos do Poder Judiciário a observância dos tratados internacionais de direitos humanos e da jurisprudência da Corte IDH.

