CNJ aborda relatório do GT Memória da Escravidão e da Liberdade em webinário
O evento virtual foi transmitido ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube

O tema “O olhar para o futuro: reflexões e recomendações do Grupo de Trabalho Memória da Escravidão e da Liberdade” foi tratado em webinário seminário do Conselho nacional de Justiça (CNJ) nesta quinta-feira, 19. O evento virtual foi transmitido ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.
A iniciativa buscou apresentar as conclusões do Relatório Final do Grupo de Trabalho Memória da Escravidão e da Liberdade, recentemente publicado na Biblioteca Digital Ministro Aldir Passarinho. O documento reúne reflexões, estudos e recomendações voltados ao fortalecimento das políticas de memória no âmbito do Poder Judiciário, com enfoque na preservação da história da escravidão e da luta pela liberdade no Brasil.
O evento virtual contou com exposições de especialistas de diferentes áreas do conhecimento, como a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Adriana Melonio; a juíza federal Adriana Cruz; a professora da Universidade de Brasília (UnB), Ana Flávia Magalhães Pinto; a analista judiciária e arquivista Tassiara Jaqueline Fanck Kich; e a historiadora Franciele Rocha Oliveira.
A proposta foi aprofundar o debate sobre o papel do Poder Judiciário na valorização da memória histórica, na promoção da equidade racial e na garantia dos direitos humanos; e contou com a participação virtual de magistrados e servidores do Poder Judiciário.
Assista na íntegra: https://www.youtube.com/live/g4POrSleMWQ?si=660QoW250jhWO-fF

