Desembargador Gilberto Pinheiro: 31 anos contribuindo para a Justiça no Amapá

Com a trajetória marcada por muitos avanços e esforços no Amapá, o decano completa 31 anos de exercício no Estado.

Com a trajetória marcada por muitos avanços e esforços no Amapá, o decano completa 31 anos de ex...

O desembargador Gilberto Pinheiro completa, nesta terça-feira (25), 31 anos de Corte Judicial no Amapá. Ao longo de tantos anos, geriu com compromisso, humanidade e temperança, setores da Justiça estadual e atualmente é presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá – TRE/AP.

Em 25 de janeiro de 1991, foi empossado pelo então governador do Amapá, Aníbal Barcellos, juntamente com Dôglas Evangelista Ramos, Honildo Amaral de Melo Castro, Mário Gurtyev de Queiroz, Luiz Carlos Gomes dos Santos e Benedito Leal de Mira (in memoriam). Sua trajetória se mistura com o crescimento do Judiciário amapaense que, nesta data, também completa 31 anos de instalação.

Amapaense de nascimento, Gilberto Pinheiro é o único, da composição original, que permanece no exercício de suas funções, hoje, como decano. Ao relembrar dos principais momentos desses anos, o desembargador afirma que a Justiça do Amapá passou por grandes transformações para melhor atender ao povo e garantir o direito de todos.

“Fazer parte desta construção é o meu maior presente. Olhando para trás eu consigo entender que todos os esforços e dedicação valeram a pena para chegar onde todos nós estamos hoje, vendo um Amapá mais forte”, afirmou o desembargador Gilberto Pinheiro.

Sua trajetória é marcada por avanços, esforços judiciais e assistenciais ao povo amapaense. Os projetos sociais sempre tiveram lugar de destaque, como o Projeto Pirralho, idealizado pelo desembargador, que alcançou milhares de jovens em todo o Amapá, com qualificação para o ingresso no mercado de trabalho, além do “Disque Justiça”, entre outros.

“É uma honra ver o Amapá crescer e se desenvolver para o futuro. Agradeço a Deus por este privilégio de ter nascido em Macapá e ter chegado onde cheguei. Quero também agradecer ao saudoso ex-governador Aníbal Barcellos por ter nos nomeado”, afirmou o magistrado.

O desembargador Gilberto Pinheiro, relembrou ainda, que o 25 de janeiro é especial para todos os amapaenses. Além da instalação da Justiça no Amapá em 1991, foi também quando o primeiro governador Janary Gentil Nunes, instalou o Território Federal do Amapá, em 1944.

 

Macapá, AP, 25 de janeiro de 2022
Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96)3198-7504 (Ramal 7504) / (96)98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Portal: www.tre-ap.jus.br
E-mail: ascom@tre-ap.jus.br / carla.botelho@tre-ap.jus.br
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502
Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido