Desembargador Gilberto Pinheiro: 31 anos contribuindo para a Justiça no Amapá
Com a trajetória marcada por muitos avanços e esforços no Amapá, o decano completa 31 anos de exercício no Estado.
O desembargador Gilberto Pinheiro completa, nesta terça-feira (25), 31 anos de Corte Judicial no Amapá. Ao longo de tantos anos, geriu com compromisso, humanidade e temperança, setores da Justiça estadual e atualmente é presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá – TRE/AP.
Em 25 de janeiro de 1991, foi empossado pelo então governador do Amapá, Aníbal Barcellos, juntamente com Dôglas Evangelista Ramos, Honildo Amaral de Melo Castro, Mário Gurtyev de Queiroz, Luiz Carlos Gomes dos Santos e Benedito Leal de Mira (in memoriam). Sua trajetória se mistura com o crescimento do Judiciário amapaense que, nesta data, também completa 31 anos de instalação.
Amapaense de nascimento, Gilberto Pinheiro é o único, da composição original, que permanece no exercício de suas funções, hoje, como decano. Ao relembrar dos principais momentos desses anos, o desembargador afirma que a Justiça do Amapá passou por grandes transformações para melhor atender ao povo e garantir o direito de todos.
“Fazer parte desta construção é o meu maior presente. Olhando para trás eu consigo entender que todos os esforços e dedicação valeram a pena para chegar onde todos nós estamos hoje, vendo um Amapá mais forte”, afirmou o desembargador Gilberto Pinheiro.
Sua trajetória é marcada por avanços, esforços judiciais e assistenciais ao povo amapaense. Os projetos sociais sempre tiveram lugar de destaque, como o Projeto Pirralho, idealizado pelo desembargador, que alcançou milhares de jovens em todo o Amapá, com qualificação para o ingresso no mercado de trabalho, além do “Disque Justiça”, entre outros.
“É uma honra ver o Amapá crescer e se desenvolver para o futuro. Agradeço a Deus por este privilégio de ter nascido em Macapá e ter chegado onde cheguei. Quero também agradecer ao saudoso ex-governador Aníbal Barcellos por ter nos nomeado”, afirmou o magistrado.
O desembargador Gilberto Pinheiro, relembrou ainda, que o 25 de janeiro é especial para todos os amapaenses. Além da instalação da Justiça no Amapá em 1991, foi também quando o primeiro governador Janary Gentil Nunes, instalou o Território Federal do Amapá, em 1944.