Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRE Amapá promove seminário sobre autismo
O evento foi realizado em parceria com a OAB Amapá e o Exército Brasileiro

O plenário da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá lotou para acompanhar o seminário, “A inclusão do autista na rede de ensino pública e particular”. O evento promovido por meio da parceria entre a Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRE-AP, Comissão de Defesa da Pessoa com TEA da OAB Amapá e o Exército Brasileiro propôs trazer para a discussão a pauta do autismo e o acesso a serviços básicos como a educação e saúde. Segundo a advogada Rosely Malcher , presidente da comissão, os casos de famílias que recorrem à Justiça para que seus filhos autistas possam ser atendidos em escolas, dentro das condições ideais previstas por lei são frequentes no Amapá, o que ela considera uma realidade preocupante.
Na abertura do evento o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador João Lages, falou sobre a importância da inclusão, especialmente dentro da Justiça Eleitoral.
O General Gobert, comandante da 22° Brigada de Infantaria de Selva Foz do Amazonas, pai de uma criança autista, falou sobre sua experiência pessoal e do apoio que as famílias autistas necessitam da sociedade.
O seminário reuniu além juristas, estudiosos sobre o assunto, como o professor Renivaldo Costa, também pai de autista, e profissionais médicos especializados em TEA, (Transtorno do Espectro Autista). Durante as palestras e painéis os direitos da pessoa autista, o diagnóstico, terapias disponíveis e particularidades do transtorno foram apresentados e discutidos.